Votação para escolha do novo reitor da Ufam ocorre pela primeira vez de forma virtual

Na esquerda Sylvio Puga, no centro, Marco Mendonça, e na direita, Andrea Waichman, candidatos à reitoria da Ufam (Reprodução/ Revista Cenarium)

Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium

MANAUS – Por causa da pandemia do novo coronavírus e como forma de evitar aglomeração nos locais de votação, a eleição que irá escolher o novo reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) será toda on-line. O pleito acontecerá no dia 10 e 11 de março, das 9h do primeiro dia até as 21h do segundo dia, ou seja, dia 11. A eleição acontecerá em Manaus e nas demais unidades da Ufam no interior do Estado. Estão aptos a votar alunos, professores e servidores da instituição.

O processo ocorrerá por meio de um aplicativo desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). A estrutura foi montada para a utilização do Sistema Aberto de Eleições Eletrônicas (Saele). A decisão vai de encontro ao momento delicado por qual passa o mundo, em função da pandemia provocada pelo novo coronavírus. A decisão da universidade visa também preservar o processo democrático de construção e fortalecimento da Ufam.

PUBLICIDADE

Pela primeira vez

Segundo o diretor do Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação, Jorge Carlos Magno, a infraestrutura necessária para a realização do pleito está sendo montada a partir da utilização do Saele. Pela primeira vez, a votação será realizada integralmente em plataforma remota, tanto em Manaus quanto nas Unidades acadêmicas fora da sede, entre os três segmentos da comunidade universitária.

“É um sistema disponível no Portal de Software Público do governo federal desde 2011, que já possui uma consolidação de anos nos aspectos de transparência, imparcialidade, versatilidade e segurança, já experimentada pela nossa instituição na recente eleição dos membros dos Conselhos Superiores”, explicou Jorge Carlos.

Votação

Para a votação eletrônica, que irá ocorrer nos dias 10 e 11 de março, serão disponibilizados link e informações nos sites da Associação de Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua) e do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Amazonas (Sintesam). Será considerada eleita a chapa que obtiver mais de 50% do percentual de pontos, conforme cálculo descrito no Regimento da Comissão de Consulta à Comunidade Universitária.

Se nenhuma chapa alcançar o índice previsto neste item, será realizada eleição em segundo turno, nos dias 24 e 25 de março, concorrendo as duas chapas mais votadas. Será considerada eleita, em segundo turno, a chapa que obtiver o maior percentual de pontos, conforme estabelecido no Regimento da Comissão.

Horário de votação

Os mais de 37 mil cadastrados no sistema Saele vão votar nos dias 10 e 11 de março entre 9h desta quarta-feira, 10, com encerramento às 19h da quinta-feira.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.