Wilson Lima anuncia compra de 1 milhão de doses do imunizante Sputnik para o Amazonas

O anúncio foi feito durante pronunciamento neste sábado, 20, na sede do governo do Estado. (Diego Peres/Divulgação)

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), vai assinar nesta segunda-feira, 22, um contrato para adquirir um milhão de doses do imunizante russo Sputnik por R$ 76 milhões. O anúncio foi feito durante pronunciamento neste sábado, 20, na sede do governo do Estado.

“Há um compromisso do Ministério da Saúde em assumir esse compromisso em pagar essas doses. Se o Ministério da Saúde assim o fizer, essas doses irão para o programa nacional de imunização e serão distribuídos igualitariamente em todos os Estados. Se isso não acontecer, o Estado do Amazonas paga esses R$ 76 milhões e a gente vai fazer essa vacinação de acordo com as orientações do PNI, que é atendendo aqueles grupos prioritários”, destacou Lima.

PUBLICIDADE

Ao todo, o Amazonas já aplicou até essa sexta-feira, 20, o total de 495.614 doses, sendo 383.345, de primeira dose, e 112.269 de segunda dose. Os dados parciais são do Programa Nacional de Imunização, da Fundação de Vigilância em Saúde.

Nova remessa

Com a nona remessa de 221.800 mil doses de vacinas contra a Covid-19 recebidas na manhã deste sábado, 20, sendo 180 mil doses da vacina AstraZeneca e 41.800 doses da CoronaVac, o Amazonas pretende concluir a imunização de 100% da população com idades entre 60 e 64 anos.

Após o desembarque no aeroporto, a nona remessa foi encaminhada com escolta da Polícia Federal até a sede da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), onde foi armazenada em câmaras frias para garantir a conservação dos imunizantes. Na FVS, as doses serão contadas e inseridas no sistema do Estado. A partir disso, os municípios farão o agendamento para retirada das doses, conforme os protocolos.

Outras oito remessas já foram enviadas pelo Ministério da Saúde ao Amazonas. A penúltima chegou na última quarta-feira, 17, com 49,8 mil doses da vacina CoronaVac. Além de outras 10 mil unidades para uso na pesquisa CovacManaus. Os dados parciais do Programa Nacional de Imunização, da FVS-AM (PNI/FVS-AM), apontam que, até a sexta-feira, 19, foram aplicadas 495.614 doses, sendo 383.345, de primeira dose, e 112.269, de segunda dose.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.