2024 vai ser um ano de oportunidades, aponta oráculo dos orixás

O oráculo dos orixás (Arte: Mateus Moura/Revista Cenarium Amazônia)
Adrisa De Góes – Da Revista Cenarium Amazônia

MANAUS (AM) – O ano de 2024 chegou e, com ele, a expectativa do que este novo período tem a oferecer, seja na vida pessoal ou profissional. No jogo de búzios, o oráculo dos orixás, as previsões apontam para uma sucessão de oportunidades, especialmente nas áreas de empreendedorismo e de investimentos.

A antecipação de eventos futuros é do pai de santo Ronald de Odé, que adiantou, ainda, que a consulta mostrou promessas de aplicações financeiras no País, vindas de investidores do exterior. A Amazônia Legal, composta por nove Estados brasileiros das regiões Norte e parte do Centro-Oeste e Nordeste, poderá ser o alvo desses benefícios.

“Em geral, tudo o que as pessoas ou grupos almejarem, receberá muitos incentivos, principalmente para o empreendedorismo e negócios. Será o ano dos investimentos. Também haverá interesse internacional em investir no Brasil, especialmente na região amazônica”, afirma Pai Ronald à REVISTA CENARIUM AMAZÔNIA.

PUBLICIDADE
O pai de santo Ronald de Odé (Reprodução/Redes Sociais)

Apesar dos búzios apresentarem oportunidades para 2024, o pai de santo alerta para os malefícios que poderão ocorrer durante o ano, como episódios de violência e aumento em vícios. Segundo o sacerdote, os orixás Exu, Ogum e Oxóssi, além de Oxalá, vão ter uma representação significativa durante todo o ano, em diferentes situações.

“Odu é quem vai reinar, Odu 7. Ano reinado pelos irmãos Exu, Ogum e Oxóssi, com ponderamento de Oxalá por causa da violência que vai ecoar, a sexualidade vai se expandir. Também é ano dos vícios, como jogos de azar, que vão aumentar e vai fazer com que muita gente vá à falência por causa disso”, afirmou Ronald de Odé.

Jogo de búzios feito pelo pai de santo Ronald de Odé (Reprodução/Arquivo Pessoal)

O Odu 7 é Odi e aparece com frequência em jogos de búzios ou na regência das pessoas. Esse Odu é composto por sete búzios abertos e nove búzios fechados e representa uma energia específica com características próprias que podem influenciar na vida.

Regência

O ano de 2024 vai contar com a regência dos orixás Exu e Obaluaê, divindades do panteão iorubá representados pela natureza. Este período também vai ter a mediação de Oxalá, o pai dos orixás, segundo previsão do pai de santo Ronald de Odé.

“Quem vai reinar é Exu, confirmou na primeira queda [dos búzios], que não confirmava, confirmou que Exu vai reinar junto ao Obaluaê, com interferência de Oxalá pelas questões de violência, da alta sexualidade, da questão de vícios. A terra está se acabando, então Oxalá vem parar isso, para bater o seu cajado no chão”, ressaltou o sacerdote.

Exu, também conhecido como Esu, Eshu, Bará, Ibarabo, Akésan, Yangí, Legbá e Ònan, é o orixá da comunicação, da paciência, da ordem, da disciplina, bem como da sexualidade. Com origem africana, a divindade é uma das figuras mais populares no Candomblé e na Umbanda.

Da esquerda para a direita, os orixás: Exu, Obaluaê e Oxalá (Reprodução/iQuilibrio)

Já o orixá mais temido dentre os cultuados no País é conhecido como Obaluaê, Obaluaiê, Omolu ou Omulu, responsável pela terra, pelo fogo e pela morte. Devido ao seu poder, ele é muito temido pelos humanos.

Por fim, Oxalá é o pai de todos, chamado de pai dos homens e criador da humanidade. Sábio e benevolente com os filhos, ele os leva pelos caminhos da vitória e rege o Trono da Fé, ou seja, está associado a todos os assuntos que envolvam a esperança e a confiança em Deus.

“É o ano de edificações, de caridade, de bondade. Exu é de abrir caminho, de prosperidade, de muita coisa boa que pode vir a acontecer. Obaluaê é o senhor da cura, muita cura vai ser achada para doenças. Esse ano que entramos vai ser um ano de muita abertura de caminho, trabalho, muita coisa boa”, reforça a mãe de santo Marcelia Marreiros.

Clima

A missão de Obaluaê, em 2024, segundo pai Ronald, é de mover da Terra o que está preso e, assim, equilibrar na natureza mudanças climáticas significativas. Tais alterações devem ser o sinônimo de decisões mundiais urgentes, afirma o sacerdote.

Assim como foi em 2023, com o calor extremo, seca dos rios e desastres climáticos, o novo ano também deve estar acompanhado de catástrofes ambientais, que podem mudar o curso de vida da população mundial.

Forte estiagem no lago Tefé, Amazonas. (Reprodução/Miguel Monteiro)

“Muitas erupções vulcânicas vão acontecer. A terra vai ser mexida por terremotos. Eu vi terra abrindo, lava subindo. Não posso dizer onde vai ser, se é aqui, se é em outro lugar, mas a terra se movendo e novo ecossistema, a natureza tendo mudanças, mudanças climáticas muito severas”, explica Ronald.

Transformação

Para Thiago de Oxumare, responsável pelo Axé Filhos de Oxalá, em Portugal, a população vai precisar buscar mais a paz, equilíbrio e se desprender do que faz mal. Neste novo ciclo, Exu traz alegria, mas também traz ira. Já Obaluaê carrega cura e traz construção de um novo ser.

“Com a regência de Exu e Omolu, significa que será um ano de transformações, um ano de recuperação da humanidade após os anos turbulentos que vivemos. Será um ano de transmutação, um ano de realizações diferente dos passados”, afirma.

Thiago de Oxumare é responsável pelo Axé Filhos de Oxalá em Portugal (Reprodução/Arquivo Pessoal)

Aos leitores da CENARIUM, Thiago de Oxumare recomenda um banho para 2024. Os ingredientes devem ser misturados em água e jogados sobre o corpo, são eles:

  • Rosas brancas, para trazer paz e calmaria;
  • Sal grosso, para tirar a energias negativas do ano passado;
  • Canela para atrair sorte e encontrar o amor interior.
Leia mais: Em Brasília, Praça dos Orixás recebe Ano Novo com celebração da resistência negra

Editado por Marcela Leiros

Revisado por Gustavo Gilona

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.