26ª Bienal do Livro: contadores de histórias levam protagonismo infantil e jogos lúdicos para crianças e adolescentes

26ª Bienal do Livro: Contadores de histórias. (Reprodução)

Com informações da assessoria

SÃO PAULO — Proporcionar às crianças e adolescentes a oportunidade de criar suas próprias histórias, personagens e o desfecho que desejarem é o objetivo da Associação Viva e Deixe Viver em seu espaço de descompressão na 26ª Bienal do Livro, entre os dias 4 e 8 de julho, em São Paulo. Há 25 anos transformando vidas pelo poder curativo da contação de histórias, a associação possui parceria com 85 hospitais pelo Brasil e conta com cerca de 1,3 mil voluntários contadores de histórias.

Com quatro estações preparadas para receber o público infantil, os contadores de histórias irão incentivar a leitura e trabalhar com jogos lúdicos, por meio dos quais as crianças deixarão de ser meros espectadores e usarão a imaginação para enfrentar as dificuldades do percurso e chegar a um final mágico a partir da própria criatividade. “O jogo tem o objetivo de despertar nos pequenos a importância de trabalhar em grupo e aceitar a criação do outro, se identificando e reagindo de forma criativa”, explica Luciana Bernardo, diretora Executiva da Viva e Deixe Viver.

PUBLICIDADE

Para isso, será utilizado o jogo “Eu Conto”, com cartas identificadas, por meio de palavras, para os alfabetizados e com figuras para os não alfabetizados, oferecendo assim os elementos para a criação da história como um todo: personagem, trama e desfecho.

Abertura

No dia 4 de julho, no Espaço Infantil, a Viva fará uma apresentação de contação de histórias com a temática especial do protagonismo infantil. Utilizando o Jogo Eu Conto! (material lúdico de criação da Viva), as crianças serão motivadas a criarem seu personagem, a história e por fim, criarão o desfecho que desejarem. O mesmo jogo será utilizado pelos contadores que estarão no espaço de descompressão na versão Turma da Mônica. A apresentação no espaço infantil será às 11h.

Viva Contação de Histórias. (Divulgação)

De acordo com Luciana, a participação da Viva e Deixe Viver em um evento como a Bienal é uma alegria, por dar a oportunidade de levar afeto, entusiasmo e a magia da leitura para as crianças. “A Bienal recebe milhares de visitantes e é o principal evento de incentivo à leitura. Pensando nisso, criamos um espaço de descompressão para as crianças, com estações decoradas com sofás e totem para disponibilização de livros da Edições Viva e Deixe Viver, entre outros, para que possam ser usufruídos durante o tempo de descanso”, explica.

Luciana destaca, ainda, a empolgação dos voluntários em poder participar desta edição da Bienal, em um período de retorno das atividades presenciais e do encontro entre pessoas. “Nossos voluntários estão muito animados. Temos certeza de que muitos livros serão lidos e histórias serão contadas neste espaço, sempre com muito entusiasmo, empatia e afeto”, ressalta.

26ª Bienal do Livro: Contadores de histórias

Saúde Infantil nos jogos

A participação da Viva na Bienal do Livro trará uma versão do jogo “Eu Conto” onde o conteúdo foi transformado e é contado por meio das cartas na versão Turma da Mônica, de modo a chamar ainda mais a atenção das crianças para a importância do tema do câncer infantil, voltado para os pequenos que sofrem com a doença.

Fazedores e contadores de histórias

Fundada em 1997 pelo paulistano Valdir Cimino, a Associação Viva e Deixe Viver é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) pioneira em diversas frentes e políticas públicas. Por meio da arte de contar histórias, forma cidadãos conscientes da importância do acolhimento e de elevar o bem-estar coletivo, a partir de valores humanos como empatia, ética e afeto.

A entidade também é referência em educação e cultura, por meio da promoção de atividades de ensino continuado. Nesse sentido, conta com o canal Viva Eduque, espaço criado para a difusão cultural, educacional e gestão do bem-estar para toda a sociedade.

26ª Bienal do Livro: Contadores de histórias. (Reprodução)

Hoje, além dos 1.357 fazedores e contadores de histórias voluntários, que visitam regularmente 85 hospitais em todo o Brasil, a Associação conta com o apoio das empresas Safran, UOL, Banco Daycoval, Expressa Medicamentos, Flexicotton, Daviso, Montana, CCS e Pfizer.

Sobre a Bienal do Livro

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é o palco para o encontro das principais editoras, livrarias e distribuidoras do país. Esse reencontro está marcado para os dias 2 a 10 de julho no Expo Center Norte, com uma programação multicultural abrangendo literatura, gastronomia, cultura, negócios e muita diversão.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.