Academia de Letras de Maués realiza Feira Literária Internacional e Cultural

A fachada da cidade de Maués (Reprodução)
Da Revista Cenarium*

MAUÉS – A Academia de Letras de Maués (Alma) irá realizar, nos dias 14, 15 e 16 de julho, a Feira Literária Internacional e Cultural de Maués (Flic-Maués), no município distante 258 quilômetros da capital amazonense. Na oportunidade, os participantes vão desfrutar de atividades como a feira de livros, artesanatos, gastronomia e de flores, bem como exposições de obras artísticas, sarau, mostra fotográfica, entre outras.

Para a presidente da Academia de Letras de Maués, a advogada e jornalista Inácia Caldas, a magia e a sedução dos livros inspiram. “A arte e a cultura dos povos da floresta, bem como a fragrância e o espetáculo colorido das flores, juntos, inspiram um mergulho no saber, no imaginário, na criação e vivência dos escritores, poetas e na arte dos filhos da floresta”, disse.

Segundo o diretor de eventos da Alma e idealizador do evento, jornalista Miguel Pacheco, a Flic expressa a união dos povos desse imenso planeta amazônico. “Eles se manifestam na escrita, contos, poesias, sons, artes visuais, plásticas e na beleza, encanto e perfume das flores, rios e floresta e nas mãos divinas que tecem e eternizam o artesanato do guaraná de Maués – único no mundo – do povo indígena Sateré-Mawé. Em especial, contempla os artistas, poetas e escritores membros da Alma”, completou.

PUBLICIDADE
Estímulo

A Flic está voltada para a difusão do livro, o estímulo à escrita, à leitura e à valorização da arte e da cultura em geral, assim como o fomento do turismo. O evento conta com a parceria do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Instituto Povos da Floresta, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, da Maçonaria de Maués, sendo que a Alma está buscando mais parcerias regionais e nacionais.

Alguns membros da Alma durante posse dos imortais (Reprodução)
Sobre a Alma

Intelectuais nascidos no município de Maués fundaram a Academia de Letras de Maués, a terceira dos 62 municípios amazonenses. A advogada, jornalista e acadêmica Inácia Maria Caldas Trindade Puga Ferreira ocupa a presidência da Alma para o biênio 2021-2023. Ela é ocupante da cadeira N° 1, que tem como patrono o dentista prático Alcemir Trindade.

(*) Com informações da assessoria
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.