Açaí enlatado do Pará concorre a prêmio em feira internacional no Oriente Médio

A bebida energética traz em sua fórmula o açaí adicionado com xarope do também amazônico guaraná, e sua invenção concorre a 'melhor bebida' na feira (Reprodução)
Mencius Melo – Da Revista Cenarium

MANAUS – O açaí em lata da empresa Bony Açaí, de Igarapé Miri, no Pará, concorre ao Innovation Awards, da Gulfood 2023, a maior feira do setor de bebidas e alimentos do Oriente Médio. O evento acontece em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e teve início na última segunda-feira, 20, e vai até o dia 24. O açaí na lata concorre à categoria de “melhor bebida” e disputa com uma água proteica e um chá.

 

O fruto do açaizeiro rende uma bebida que pode ser processada como polpa, sucos, sorvetes e derivados como energéticos (Reprodução/Curtamais)

De acordo com a Agência de Notícias Brasil-Árabe (Anba), a bebida é feita à base de açaí, com xarope de guaraná, e seu consumo é indicado para aqueles que gostam de ter energia a mais para treinos de academias, por exemplo: “É uma bebida energética mesmo. Pode ser utilizada para pré-treinos, por exemplo. E estamos muito orgulhosos de ver um produto do Brasil como finalista no prêmio. Já é uma vitória”, afirmou Elis Bastos, representante da marca nos Emirados.

PUBLICIDADE

Ainda de acordo com Elis, um dos objetivos da participação na feira internacional é firmar parcerias para ampliar, globalmente, o consumo da marca. “A Bony quis ser muito grande primeiro no Brasil, para só depois visar o mercado externo. Agora, aqui em Dubai, é justamente essa a ideia. Encontrar um parceiro que esteja preparado para fazer a distribuição, com tudo refrigerado“, explicou.

Amazônico

O açaí é um fruto genuinamente amazônico e chegou, ao mercado brasileiro, a partir dos anos 1980. Ganhou força nos anos 1990 com o avanço das academias de musculação e passou a ser o “queridinho” do público fitness. O Pará é o principal Estado produtor. A empresa Bony, sediada em Igarapé Miri, colhe e processa seu açaí e sua planta empresarial tem capacidade produtiva de até 250 mil quilos da polpa por dia.

O açaí é original da Amazônia e se trata do fruto de uma palmeira comum da maior floresta tropical do mundo. Também é conhecido como ‘jussara’ (Felipe Romanowski)

A Bony comercializa os produtos no mercado brasileiro e está na Gulfood 2023 como expositora, no Pavilhão do Brasil, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). No evento em Dubai, o Brasil se faz presente com mais de 100 empresas.

Além dos complexos de pavilhões expositores nacionais da ApexBrasil, a feira conta com a participação da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, que levou para o evento 11 companhias de diferentes setores.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.