AgroBV 2022: Sistema de irrigação com energia fotovoltaica será lançado durante o maior evento agro de Roraima

O anúncio será feito neste sábado, 23, no campo experimental do Centro de Difusão Tecnológica (CDT) (Jonathas Oliveira/Semuc)
Com informações da assessoria

BOA VISTA (RR) – Como forma de ampliar as áreas de plantio durante a AgroBV 2022, a Feira da Agricultura Familiar de Boa Vista, considerado o maior evento agro do Estado de Roraima, a Prefeitura de Boa Vista vai lançar, neste sábado, 23, às 9h, um novo sistema de irrigação com energia fotovoltaica. O evento vai acontecer no campo experimental do Centro de Difusão Tecnológica (CDT).

Parte do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), o novo sistema capta a luz do sol e a transforma em energia elétrica que, por sua vez, aciona uma bomba submersa, enviando água por tubulações até as plantas. De acordo com o prefeito Arthur Henrique, essa ferramenta foi pensada para que os pequenos produtores possam cultivar diversos tipos de frutas, raízes e hortaliças, em suas terras, no período de verão.

“Isso vai reduzir, significativamente, os custos elevados com combustíveis ou energia elétrica utilizados na irrigação tradicional. Agora, a proposta do PMDA vem para ajudar essas pessoas, inclusive àqueles que ainda não possuem sistema de irrigação instalado em suas propriedades rurais, possibilitando o início da atividade agrícola ou a ampliação das áreas de cultivo durante o verão”, disse o prefeito.

PUBLICIDADE

O sistema conta com seis placas fotovoltaicas, com potência de 440W cada, instaladas no campo experimental do Centro de Difusão Tecnológica (CDT) e uma bomba solar submersa de 2,5 CV que pode distribuir até 16 mil litros de água por hora. O sistema foi implantado de forma experimental, para testes, durante quatro meses, e ajustes necessários antes do lançamento do PMDA Irrigação. Neste período, foi utilizado na irrigação dos ensaios de milho e de seis cultivos diferentes de batata-doce.

Esse tipo de irrigação funciona com o sistema de gotejamento que distribui a água na quantidade certa para a raiz da planta, assim como também pode ser usada na irrigação por aspersão, sobre as plantas, utilizando uma quantidade maior de água. Toda a energia que bombeia essa água é gerada pelos painéis fotovoltaicos durante o dia. Como a irrigação é feita ao longo do dia, o sistema não conta com baterias para armazenar energia, reduzindo, significativamente, os custos com o investimento no sistema.

De acordo com o agrônomo do CDT, Fábio Gutz, o sistema é ideal para as plantações de áreas de até um hectare, podendo ser ampliado de acordo com a necessidade. “Como em Roraima não temos o inverno e, sim, período chuvoso, durante a maior parte do ano, há muita incidência de sol, que é tudo que os painéis fotovoltaicos precisam para geração de energia elétrica. Na AgroBV, esse sistema contará com palestra explicativa para os produtores e como poderão ter acesso a esse equipamento a partir do segundo semestre deste ano”, disse.

Vantagens do painel fotovoltaico

Um sistema fotovoltaico conta com duas formas de geração de energia: o On grid, onde o sistema é conectado à rede elétrica das distribuidoras de energia e que injeta nesta rede o excedente de energia produzido pelos painéis ou o inversor, quando consome energia destas distribuidoras. Ao final de cada período, é apurado quanto foi consumido e quanto foi injetado na rede, pagando-se a diferença ou ficando com crédito para o mês seguinte.

No Off grid, o sistema é independente, não interligado à rede das distribuidoras, podendo ser utilizado sem baterias para o consumo imediato da energia produzida ou com o uso de baterias para armazenar a energia produzida durante o dia e que será consumida quando o sistema não puder gerar energia, como em dias nublados ou à noite.

Não Perca!

A edição 2022 da AgroBV será no Centro de Difusão Tecnológica (CDT), localizado na estrada do Bom Intento, quilômetro 5, e contará com dezenas de expositores, além da apresentação de diversos cultivos de milho, soja, algodão, batata-doce e hortaliças que serão apresentados ao público nos dias 23 e 24 de julho.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.