Alckmin diz que ‘não há atraso’ no anúncio de novo superintendente da Suframa

24 de março de 2023
A reunião ocorreu no Centro de Convenções Vasco Vasques, Zona Centro-Sul de Manaus (Ricardo Oliveira/REVISTA CENARIUM)
A reunião ocorreu no Centro de Convenções Vasco Vasques, Zona Centro-Sul de Manaus (Ricardo Oliveira/REVISTA CENARIUM)

Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium

MANAUS – O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, afirmou que “tem nada atrasado” sobre a nomeação do titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). A afirmação foi feita após a 308ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS), realizada nesta sexta-feira, 24, no Centro de Convenções Vasco Vasques, Zona Centro-Sul de Manaus.

“[Marcelo Pereira é servidor] de carreira, está aqui, conhece e trabalha, tem todo cuidado e apresenta um trabalho muito bom. Então, não há nada, nada atrasado, pelo contrário, estamos avançando em todas as áreas. A conclusão definitiva, vamos fazer após [reunião], vamos ouvir as lideranças políticas também”, afirmou Alckmin. O vice-presidente afirmou que haverá uma reunião nas próximas semanas para dialogar com lideranças do Amazonas.

Geraldo Alckmin durante a 308ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS) (Ricardo Oliveira/REVISTA CENARIUM)

Nesta sexta-feira, faz 83 dias que a Suframa está sem um nome titular para pasta. A bancada de parlamentares do Estado do Amazonas, no Congresso Nacional, indicou o ex-deputado federal do mesmo Estado, Bosco Saraiva.

A demora para anunciar a nomeação de um titular da pasta fez o Governo Lula receber críticas de empresários e de parte da bancada amazonense, no Congresso Nacional, que defendem a competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM) na Reforma Tributária.

Leia mais: ‘Espero que traga resultados reais’, diz deputado do AM sobre reunião do CAS

Reunião do CAS

Durante a primeira reunião do CAS deste ano foram aprovados 44 projetos industriais e de serviços, que estimam investimentos totais de cerca de R$ 1,5 bilhão, e a geração de mais de 2 mil novos empregos na Zona Franca de Manaus (ZFM).

Leia mais: Bancada do Amazonas indica ex-deputado Bosco Saraiva para superintendência da Suframa

O evento teve caráter especial em função da comemoração do aniversário de 56 anos da Suframa e do modelo ZFM, celebrados, oficialmente, no último dia 28 de fevereiro – e contou com a presença do governador do Amazonas, Wilson Lima (União); do governador do Amapá, Clécio Luis (Solidariedade); do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante); do prefeito de Rio Branco, Sebastião Bocalom; do superintendente interino da Suframa, Marcelo Pereira; de autoridades políticas e empresariais; e de representantes de entidades de classe da região.

Perfil

O superintendente interino é Marcelo Pereira, servidor de carreira da Suframa. Graduado em Ciências Econômicas (2004), especialista em Gerência Financeira Empresarial (2006), mestre em Desenvolvimento Regional (2008) e doutor em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia.

É economista da Suframa (desde 2008), instituição na qual está atuando como: membro da Comissão Permanente de Licitação (2008-2015); superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional (2015-2019); superintendente substituto (2016 a 2017); superintendente interino (2017) e coordenador-geral de Estudos Econômicos e Empresariais (2019).

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO