Amazonas tem quase 4 mil novas empresas em 2023

Placa de aberto. (Ricardo Wolffenbüttel/Secom)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – O Amazonas registrou a abertura de 3.998 novas empresas no Estado, de janeiro a junho deste ano. Segundo a Junta Comercial do Amazonas (Jucea), o crescimento foi de 3,23%, o que representa 125 empresas a mais do que o mesmo período de 2022.

Os dados são do Sistema de Registro Mercantil (SRM) da autarquia, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Um desses empreendedores é Thiago Costa, proprietário da hamburgueria O Hamburgueiro. Ele e a esposa, Kerlyn Nagy, constituíram a empresa há três meses.

O processo, segundo ele, foi rápido e fácil. “A ideia surgiu por conta do meu hobby de fazer hambúrgueres e a vontade de ter o meu próprio negócio. Na minha hamburgueria, nós temos hambúrgueres diferente dos que nós estamos acostumados a ver aqui em Manaus, são feitos na brasa e com produtos de altíssima qualidade, entrega rápida e no prazo combinado“, conta ele.

PUBLICIDADE
Brasil está atrás de outros países da América Latina em valor de salário mínimo
Reforma tributária pode aumentar preço dos alimentos básicos
Taxação de compras on-line internacionais aquece concorrência empresarial, avaliam especialistas
Bancos vão negar crédito a frigoríficos que comprarem gado de áreas desmatadas da Amazônia
Mês de junho

Em relação ao mês de junho deste ano, a Jucea registrou a constituição de 672 novas empresas. O tempo para abertura de empresas diminuiu, chegando à marca de 37 minutos para constituição de um novo empreendimento no mercado local. “Uma cronometragem que superou a do mês de maio, que detinha o recorde com 46 minutos para abertura de uma empresa”, indica a Jucea.

Nas segmentações, a área de serviços obteve 408 novas empresas, comércio 217 e indústria 28. Já a natureza jurídica de Sociedade Empresarial Limitada fechou o mês com 442 novos empreendimentos, seguida da Empresário Individual, com 206.

Conforme a vice-presidente da autarquia, Jacqueline Alfaia, a Jucea tem trabalhado constantemente para contribuir com o crescimento do ambiente de negócios do Estado, por meio de ações que estão sendo desenvolvidas pelo órgão, em parceria com o governo do Estado.

Sabemos a importância de estarmos sempre investindo e aprimorando, não apenas em novas tecnologias que simplifiquem e desburocratizem o registro mercantil, mas sobretudo nos serviços e atendimentos oferecidos pelo governo do Estado, por meio da Junta Comercial”, destacou.

Interior do Amazonas

Em relação ao interior do Amazonas, dos cinco municípios que mais constituíram empresas no primeiro semestre, Manaus se destaca, com 2.926 novas empresas, sendo 1.971 na área de serviços.

Quanto aos municípios do interior, destacam-se: Itacoatiara, com 92 novos empreendimentos; Manacapuru, com 84; Parintins, com 83; e Tefé, com 67. Exceto por Parintins, todos esses municípios tiveram maior número de empresas na área de comércio.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.