‘Amizade de milhões’: Governo Bolsonaro fechou contrato de R$ 200 mil com amazonense José Aldo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (à esq) e o atleta José Aldo. (Reprodução/Twitter/Carla Zambelli)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – Desde que saiu do Brasil, no dia 30 de dezembro, antes da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a “amizade” entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o lutador amazonense José Aldo tem repercutido na imprensa nacional.

Isso porque o atleta está hospedando o ex-mandatário em sua casa na Flórida, nos Estados Unidos, e informações dão conta de que Bolsonaro planeja ir morar na Itália e não retornar ao Brasil.

Leia também: Crime ou loucura: Bolsonaro continua ‘despachando’ na internet como presidente

PUBLICIDADE
O ex-presidente Jair Bolsonaro e o atleta José Aldo (Reprodução/ Redes Sociais)

José Aldo é apoiador de Bolsonaro e, além disso, fechou contratos com o governo durante sua gestão. Pelo menos é o que mostra investigação do UOL apontando que Ministério da Cidadania do Governo Bolsonaro assinou um convênio no valor de R$ 200 mil com o Instituto JAJ logo após o primeiro turno das eleições de 2022.

As informações foram publicadas no Portal da Transparência. (Veja abaixo)

Informação do convênio consta no Portal da Transparência. (Reprodução/ Portal da Transparência)

Consulta feita pela REVISTA CENARIUM no site da Receita Federal mostrou que José Aldo consta no quadro de sócios e administradores do Instituto JAJ.

Quadro societário do Instituto JAJ. (Reprodução/ Receita Federal)

Leia também: Governador do Amazonas, Wilson Lima agradece ao ministro da Justiça por enviar Força Nacional ao Estado

Viagem aos EUA

A casa do lutador fica em um condomínio fechado na cidade de Kissimmee. Depois de chegar ao país, Bolsonaro publicou um vídeo passeando por um estabelecimento da rede de supermercados Publix e acena para apoiadores. Na publicação não há detalhes sobre quando o vídeo foi filmado.

Veja o vídeo:

(Reprodução/ Internet)

O ex-presidente ainda apareceu em uma publicação do empresário do setor imobiliário Cristiano Piquet nas redes sociais. No vídeo, o político comentou feitos do antigo governo, lamentou o resultado das eleições presidenciais de 2022 e afirmou torcer pelo Brasil.

Infelizmente aconteceu o que todos sabem e a gente pede a Deus que abençoe o nosso Brasil e que seja realmente um país não apenas de esperança, mas um país que apresente algo de concreto para o seu povo que merece ser feliz”, disse, complementando que “fez tudo certo”.

A viagem de Bolsonaro já entrou na mira do Tribunal de Contas da União (TCU), que escolheu o ministro Walton Alencar Rodrigues como relator do pedido de investigação da ida aos Estados Unidos. Na representação ao TCU, o deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) questionou o fato de Bolsonaro ter viajado em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para uma agenda pessoal.

Retorno ao Brasil

Segundo informações do jornalista Leandro Mazzini, da IstoÉ, Jair Bolsonaro não quer voltar ao Brasil e a fuga “vergonhosa” para os Estados Unidos é parte de um plano de proteção contra eventual prisão. O assunto, segundo Mazzini, ainda é tratado sigilosamente, mas ele, a esposa e a filha caçula pedem celeridade à Embaixada da Itália, em Brasília, para a emissão da cidadania italiana.

O jornalista diz ainda que para Jair Bolsonaro é questão de pouco tempo até o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes – ou algum juiz, quando os processos aos quais responde “descerem” para a 1ª instância – expedir mandado de prisão numa das encrencas em que se meteu.

Mazzini ainda explica qual é o plano de fuga de Bolsonaro. “Nos Estados Unidos, ele consegue se esconder por um tempo e driblar a Justiça brasileira, mas corre risco de o FBI [a polícia federal americana] e a PF [Polícia Federal do Brasil baterem à sua porta e voltar algemado para o Brasil em caso de eventual mandado. Mas, se for para Roma a tempo, com cidadania, ele não volta mais, em razão de o País europeu não ter tratado de extradição“, diz ele.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.