Antônio Andrade é eleito presidente do Boi Garantido para o triênio 2021 a 2023

Após a apuração das urnas, constatou-se o favoritismo de Antônio Andrade, eleito com vantagem, tanto em Parintins, quanto em Manaus. (Reprodução/Internet)

Náferson Cruz – Da Revista Cenarium

MANAUS – Uma eleição histórica e de tirar o fôlego marcou a vitória de Antônio Andrade, eleito presidente do Boi Garantido para o mandato de três anos (2021 a 2023). Era 0h30 desta segunda-feira, 12, quando os votos da última urna foram contabilizados e consolidaram a eleição de Andrade, que obteve 1.292 votos.

Os adversários Messias Albuquerque, Júnior de Souza, Sorin Sena e Marlon Cardoso, 1.230, 563, 256 e 198, respectivamente. Em Manaus, com 90% das urnas apuradas, Messias chegou a esboçar reação, porém na última urna, Andrade sustentou a vantagem, encerando o pleito com 62 votos de diferença para o segundo.

PUBLICIDADE

A eleição, realizada nas duas cidades, teve início às 8h, terminando às 17h, em Manaus, no Centro de Convenções – Sambódromo, e Parintins, no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Deputado Gláucio Gonçalves.

O pleito foi marcado por um clima tenso entre os concorrentes. No início da manhã, em frente ao local de votação em Parintins, houve um princípio de tumulto entre simpatizantes dos candidatos, mas logo a situação foi contida.

Após a apuração das urnas, constatou-se o favoritismo de Antônio Andrade, eleito com vantagem, tanto em Parintins, quanto em Manaus. “A alegria retorna à Cidade Garantido que voltará a ser um ponto de encontro de crianças, adolescentes, jovens, adultos e velha guarda, assim como será um local para receber com respeito e dignidade os itens coletivos como galera, batucada e vaqueirada. Sócios e sócias do Boi Garantido, chegou o momento da mudança e da experiência, agora vamos dar um novo rumo para a administração do Garantido e levantar a autoestima dos torcedores”, declarou Andrade.

A Chapa 5 – “Um só Garantido”, encabeçada por Antônio Andrade e Ida Silva, como vice, disputou a preferência do colégio eleitoral, com o apoio de diversos segmento do bumbá, além de artistas, compositores e membros de torcidas organizadas. “Faremos uma administração transparente, com respeito aos sócios, torcedores, artistas e segmentos do nosso boi, principalmente com compromissos firmados para a reestruturação e reconstrução do Boi Garantido. A vitória é de todo um grupo, vamos tirar o Garantido dessa crise”, comentou o novo presidente, que retorna ao cargo depois de 18 anos.

Entre os projetos anunciados por Antônio Andrade durante a campanha está a criação do Museu da Memória Maria Ângela Faria. (Reprodução/Internet)

Para o Conselho Fiscal, a “Chapa 2” formada pelo compositor Rozinaldo Carneiro, Astryd Portilho, Oscar Oliveira e suplentes foi a eleita com 1.727 votos. A “Chapa 1” venceu a eleição para o Conselho de Ética recebendo 1.276 votos.

Dos 6.860 mil sócios estavam aptos a votar, 3.542 compareceram às urnas, uma abstenção de 3.318 eleitores. O certame foi presidido pelo advogado Elci Simões.

Projetos

Entre os projetos anunciados por Antônio Andrade durante a campanha está a criação do Museu da Memória Maria Ângela Faria, um espaço cultural com um completo acervo da história da madrinha do Garantido. Sua gestão seria um acordo entre o Boi Garantido e a família Faria.

Antônio destaca que este seria apenas o primeiro passo, em seguida, o mesmo projeto deve ser apresentado para o Curralzinho da Baixa, antigo curral do Boi Garantido e onde morava o seu criador, Mestre Lindolfo Monteverde.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.