Após convenção do Progressistas, Antonio Denarium é oficializado candidato à reeleição ao Governo de RR

Governador do Estado de Roraima, Antonio Denarium (Alex Paiva/Reprodução)

Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium

BOA VISTA – O Partido Progressistas (PP) confirmou, durante convenção, a candidatura à reeleição de Antonio Denarium ao Governo de Roraima nessa terça-feira, 26. O evento ocorreu no Parque Anauá, Bairro dos Estados, Zona Leste de Boa Vista. A coligação formada por 11 partidos terá como candidato a vice-governador o ex-secretário de Infraestrutura e engenheiro civil Edilson Damião (Republicanos). No evento, foi oficializado, ainda, a candidatura de Hiran Gonçalves ao Senado Federal.

Antonio Denarium está no primeiro mandato político e ocupa pela primeira vez um cargo público. A demora para que ele falasse no evento lhe rendeu quase uma plateia vazia. Em seu discurso, o agora candidato ao Governo de Roraima fez críticas a sua adversária, a pré-candidata Teresa Surita (MDB), fez um retrospecto da sua gestão que, segundo ele, foi marcada pela regularização dos salários dos servidores. Denarium, entretanto, não comentou sobre a falta de escolas estaduais que não foram construídas ou reformadas e nem sobre a falta de infraestrutura nas vicinais do Estado que estão intrafegáveis.

PUBLICIDADE

A falta de organização no evento e a demora do governador para chegar na convenção foram bastante criticadas por aliados, ouvidos pela reportagem, que não quiseram se identificar. O motivo seria uma motociata pelas ruas da capital que o governador e simpatizantes fizeram antes da convenção. Denarium não escondeu, durante seu discurso, o apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro à Presidência da República. No evento, ele deixou claro que vai marchar e pedir voto ao atual presidente.

“Estamos acabando com os entraves de 30 anos, fazendo com que Roraima cresça, se desenvolva e gere mais oportunidade. E, hoje, há o reconhecimento da população pelo trabalho efetuado na nossa gestão. Mais quatro anos de gestão e Roraima nunca mais vai voltar ao passado que não foi nada bom para ninguém”, destacou o candidato.

Escândalos

Ao longo de quase quatro anos à frente do Governo de Roraima, Antonio Denarium teve a gestão marcada por diversos escândalos, entre eles, o de fazer agiotagem, o qual foi acusado por empresários e advogados. A ação foi denunciada ao Ministério Público de Roraima, mas por conta do foro de governador, o caso foi encaminhado pelo órgão estadual ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A notícia-crime foi apresentada pelo madeireiro Bruno Queiroz no ano passado. Segundo o empresário, a empresa do governador vem atuando de forma ilegal, como verdadeira agência de empréstimo bancário, fazendo agiotagem e cobrando juros acima do praticado pelos bancos. São citados mais de 100 processos de execução de títulos, incluindo processos de cobrança de dívidas de pessoas físicas.

Em 2010, quando concorreu ao cargo de suplente de senador, Antônio Denarium declarou um patrimônio pessoal de R$ 2,4 milhões junto ao TSE. Em 2018, quando disputou o cargo de governador, seus bens já somavam R$ 15 milhões.

Histórico

O candidato à reeleição Antonio Denarium foi eleito governador de Roraima em 2018, pelo PSL, partido que se uniu ao Democratas e se tornou União Brasil, com 136.612 votos, o equivalente 53,34% dos votos totais. Ele venceu Anchieta Júnior (PSDB), que disputava o cargo na época que obteve 119.489 votos, o que corresponde a 46,66%.

Antonio Denarium é empresário do ramo de agronegócio – oriundo do mercado de soja, além de ser dono de plantios de milho, criação de bovinos, e atua no setor imobiliário. Antônio Oliverio Garcia de Almeida, conhecido como Antônio Denarium, nasceu em 1964 em Anápolis, no Estado de Goiás. Filho de Valdivina e Olivério Almeida, é casado com Simone Denarium há 12 anos e tem três filhos: Carolina, Gabriel e João Antônio.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.