Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
29 de janeiro de 2022
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – A arquidiocese de Manaus confirmou na manhã desta segunda-feira, 4, a morte do primeiro sacerdote da capital em decorrência do novo Coronavírus, que causa a Covid-19. A vítima é o padre diocesano Cairo Gama, de 41 anos.

Segundo o comunicado da arquidiocese, o padre estava internado no Hospital Prontocord/Samel desde o dia 22 de abril deste ano, em tratamento pela infecção causada pela doença. Na madrugada desta segunda, Cairo Gama não resistiu e morreu.

Natural de Parintins, onde nasceu em 27/10/1978, padre Cairo recebeu formação presbiteral no Seminário São José e sua ordenação sacerdotal ocorreu em 5 de agosto de 2012, por Dom Luiz Soares Vieira.

De acordo com a arquidiocese de Manaus, o jovem padre atuou na Área Missionária São Lucas, na Paróquia Santa Luzia, na Paróquia Sagrado Coração e atualmente, desde o dia 23 de outubro de 2018, era pároco da Paróquia Santa Teresinha.

“Desde fevereiro de 2019, acompanhava a Associação Católica Amigos do Cruzeiro, um lugar de oração pelas vítimas da violência que possuía duas salas para velório, no bairro Cidade Nova. Também foi diretor espiritual das Equipes de Nossa Senhora e fazia parte da coordenação da Pastoral Presbiteral no Regional Norte 1 – AM/RR. Padre Cairo era tido pelos seus paroquianos como um padre atencioso, disponível e carismático”, diz a arquidiocese, em nota.

Confira a nota na íntegra:

“É com pesar que a Arquidiocese de Manaus comunica o falecimento do padre diocesano Cairo Gama. Ele fez sua Páscoa na madrugada desta segunda-feira, 4 de maio, aos 41 anos de idade. Ele estava internado no Hospital Prontocord/Samel desde o dia 22 de abril, em tratamento pela infecção causada pelo novo Coronavírus – Convid-19.

Pe. Cairo nasceu em Parintins, recebeu formação presbiteral no Seminário São José e sua ordenação sacerdotal ocorreu em 5 de agosto de 2012 por Dom Luiz Soares Vieira. Atuou na Área Missionária São Lucas, na Paróquia Santa Luzia, na Paróquia Sagrado Coração e atualmente, desde o dia 23 de outubro de 2018, era pároco da Paróquia Santa Teresinha. Desde fevereiro de 2019, acompanhava a Associação Católica Amigos do Cruzeiro, um lugar de oração pelas vítimas da violência que possuía duas salas para velório, no bairro Cidade Nova. Também foi diretor espiritual das Equipes de Nossa Senhora e fazia parte da coordenação da Pastoral Presbiteral no Regional Norte 1 – AM/RR.

Padre Cairo era tido pelos seus paroquianos como um padre atencioso, disponível e carismático.

Que Cristo Ressuscitado o recompense por sua vida dedicada ao povo de Deus e dê-lhe o descanso eterno!
Que a Imaculada Conceição console os familiares e amigos enlutados!

Padre Cairo José Ferreira Gama
27/10/1978 – 04/05/2020″