Até o final do ano, 24 municípios do interior do Amazonas deverão estar com iluminação 100% em LED

Foto: Divulgação
Da Redação*

MANAUS – A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do governo do Estado deu início ao programa que vai modernizar o sistema de iluminação pública nos municípios do interior, com a implantação de luminárias de LED. A iniciativa vai gerar economia de energia, menor impacto ao meio ambiente e segurança nas ruas mais iluminadas.

O programa “Ilumina + Amazonas” já está em Tefé e Parintins e se prepara para chegar a Itacoatiara nos próximos dias. Até o final do ano, 24 municípios deverão estar com iluminação 100% em LED.
O coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, explica como vai funcionar o programa, qual o investimento realizado pelo Governo do Amazonas e quais os municípios que serão contemplados nesta primeira fase.

A iniciativa vai gerar economia de energia, menor impacto ao meio ambiente e segurança nas ruas mais iluminadas (Foto: Divulgação)

Qual o objetivo do programa “Ilumina + Amazonas”?

Marcellus Campêlo – O governador Wilson Lima pretende modernizar o sistema de iluminação pública nos municípios do interior, para isso lançou o programa que vai substituir por luminárias de LED, as lâmpadas de vapor de sódio, de mercúrio ou mistas, que são tradicionalmente usadas nos municípios. Essa mudança vai proporcionar economia de energia, menor impacto ao meio ambiente e segurança nas ruas mais iluminadas.

PUBLICIDADE

Qual a meta a ser cumprida?

Marcellus Campêlo – Nessa primeira fase, com programação a ser cumprida até o final do ano, a meta é atingir 24 municípios, levando-se em conta que, além de Tefé e Parintins, onde já estamos atuando, tem ainda Maués, onde o serviço já foi realizado. No local, a UGPE já implantou 100% de iluminação em LED, quando executou as obras do Prosaimaués, concluído em 2019. Em outros municípios – Atalaia do Norte, Alvarães e Novo Airão – os serviços serão realizados por meio de convênio. Ou seja, nesses locais nós repassamos os recursos e o município se encarregará da execução dos serviços. Nos demais, a UGPE está coordenando a implantação do programa.

O programa “Ilumina + Amazonas” já está em Tefé e Parintins e se prepara para chegar a Itacoatiara nos próximos dias (Foto: Divulgação)

Nesses municípios onde a UGPE está coordenando a execução dos serviços, qual a previsão em termos de quantidade de pontos de iluminação a serem alcançados e qual o investimento feito pelo governo do Estado?

Marcellus Campêlo – Serão substituídos 49,8 mil pontos de iluminação, com investimentos de R$110.538.381,98. O trabalho já começou em Tefé e Parintins. As equipes estão nesses dois municípios, que já começam a receber as novas luminárias de LED. O próximo município beneficiado será Itacoatiara, onde a previsão é iniciar semana que vem.

Quais as vantagens na implantação da iluminação pública toda em LED?

Marcellus Campêlo – Em primeiro lugar, o valor investido pelo governo do Estado vai contribuir com a arrecadação de impostos nos municípios contemplados. Estima-se a arrecadação de R$ 2,2 milhões em Imposto Sobre Serviços (ISS) para as Prefeituras. A iluminação em LED traz inúmeras vantagens: o sistema produz mais luz por watts consumido, tem maior duração e gera uma economia de até 65% no consumo de energia, reduzindo custos para as prefeituras. É um sistema que promove a redução da emissão de carbono na atmosfera e não emite raios ultravioletas. Além disso, também vai contribuir para a segurança nas vias, que estarão melhor e mais iluminadas.

* Com informações da assessoria

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.