Belém vai precisar de 21 mil leitos a mais em hotéis para atender participantes da COP 30 

Belém foi oficializada como sede da COP30 em 2025 (Bruno Cecim/Agência Pará)
Yuri Siqueira – Da Revista Cenarium

BELÉM (PA) – Em novembro de 2025, Belém sediará a Conferência do Clima sobre Mudanças Climáticas (COP 30), evento realizado anualmente por representantes de vários países com o objetivo de debater as mudanças climáticas e solucionar problemas ambientais. A cidade de Belém precisaria de cerca de 21 mil leitos a mais em hotéis para atender à demanda estimada de visitantes da COP 30, que é de 40 mil participantes.

Os dados são de um levantamento da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH). Atualmente, a capital do Pará tem 19 mil vagas para hospedagem de turistas.

De acordo com o presidente da ABIH-Pará, Tony Santiago, a associação acompanha o processo para solucionar a escassez de acomodações para as delegações visitantes da COP 30. Tony revela que vários associados já estão realizando investimentos em seus hotéis para que todos estejam com seus equipamentos disponíveis para o evento. Além disso, outras parcerias e medidas estão sendo firmadas para ampliar a quantidade de leitos.

PUBLICIDADE

Fora as opções de hospedagem que dispomos, existem várias ações em curso. Temos concessões a serem feitas para hospedagem nos galpões das Docas de Belém, antigo prédio da Receita Federal e do INSS. Fechamos um grande acordo com plataforma de hospedagem e a cidade e em torno já estão se preparando para hóspedes. Há uma negociação entre o governo do Estado e companhias marítimas para que venham dois grandes transatlânticos contribuir com a hospedagem. Isso tudo certamente vai suprir muito esses números“, afirmou.

Presidente da ABIH-Pará, Tony Santiago (Arquivo/Pessoal)

Autoridades locais estão intensificando os esforços para enfrentar esse desafio. Segundo a secretária de Turismo em exercício da Secretaria Municipal de Turismo (BelémTur), Sâmia Torres, estratégias de curto prazo e ações estão sendo delineadas para expandir a capacidade hoteleira, garantindo que Belém receba os participantes da COP 30 de maneira acolhedora e eficiente.

“Desde 2023, a cidade vem se estruturando por meio de projetos sociais, econômicos e sustentáveis, realizando diversas obras que estão sendo executadas para que possamos atender e recepcionar os turistas e ampliar a rede hoteleira”, anunciou a secretária em exercício.

Sâmia destacou que a prefeitura tem ampliado postos de atendimento aos turistas que serão intensificados durante a COP 30, e, além disso, os profissionais de diversas áreas que estão na linha de frente do atendimento aos visitantes estão sendo capacitados por meio de projetos e workshops.

“Posso destacar que houve uma expansão significativa das redes de postos de atendimento aos turistas. Conseguimos ampliar esse número de postos, colocando pessoas capacitadas para fazer essa recepção e orientação dos visitantes. Além disso, está sendo o carro-chefe hoje da BelémTur, o nosso projeto ‘Capacitur’, no qual estamos desenvolvendo workshops com vários nichos econômicos da cidade para capacitar esses profissionais, permitindo que ofereçam um atendimento de excelência ao turista”, disse.

Workshop para capacitar profissionais que vão trabalhar na COP 30/(Ascom – BelémTur)
Leia mais: Sede da COP 30, Belém é criticada pela falta de coleta de lixo
Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Gustavo Gilona
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.