Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
10 de maio de 2021

Dólar

Euro

Manaus
23oC  29oC
Acompanhe nossas redes sociais

Com informações da assessoria

MANAUS – O Boi-Bumbá Garantido, um dos expoentes do Festival Folclórico de Parintins (FFP), realiza uma série de lives intitulada “Diálogos Garantidos Pela Cultura do Brasil”. A iniciativa pluricultural visa discutir e propor soluções para o setor, em tempos de pandemia. A estreia ocorre nesta segunda-feira, 26, a partir das 20h (horário de Brasília).

O primeiro encontro será marcado pela presença do presidente do Boi Garantido, Antônio Andrade Barbosa, cuja interlocução será feita pelo presidente do grupo afrobaiano Olodum, João Jorge Santos Rodrigues. A mediação será conduzida pelo jornalista e escritor maranhense Daniel Castro.

“Os encontros e debates culturais que estamos realizando marcam a aproximação do Garantido com os outros grandes atores da cena cultural brasileira. Isso é fundamental para a troca de ideias, saberes e alternativas diante da tragédia que o setor cultural está vivendo atualmente no Brasil”, declarou o presidente do Garantido, Antônio Andrade.

Contexto

Devido à pandemia de Covid-19, que infelizmente se aproxima das 400 mil vidas perdidas em todo o país, o setor cultural foi um dos setores econômicos mais atingidos pela necessidade de distanciamento social. Eventos de pequeno e grande porte foram cancelados em prol da saúde do público e dos profissionais.

Por outro lado, o consumo de cultura e entretenimento tem sido um aliado valioso tanto para a população em isolamento em suas casas – com filmes, séries, música, lives de artistas etc – quanto para os profissionais na linha de frente ao combate do vírus.

“Parintins viveu a dor da pandemia. O Boi Garantido perdeu nos últimos meses mais de 100 integrantes entre associados, artistas e brincantes, em decorrência do vírus. A cultura foi a ponte de conexão entre a dor e a esperança”, lamentou Antônio Andrade Barbosa.

Resiliente, Andrade afirmou. “Agora é momento de também priorizar a cultura, os artistas, os profissionais que atuam direta ou indiretamente neste setor. As entidades culturais de Norte a Sul do Brasil estão sendo a base para cuidar deste universo gigantesco de artistas e suas famílias, e de todos que fazem parte deste segmento da economia”.

Próxima convidada

No dia 29 será a vez de Biza Vianna. Biza é Diretora – presidente do Centro Afro Carioca de Cinema. A instituição localizada no bairro da Lapa no Rio de Janeiro tem por finalidade a promoção da cultura afrobrasileira e de seus artistas. O Afro Carioca também se caracteriza por elaborar projetos e ações que visam a realização permanente de atividades artísticas. O Centro tem forte atuação na cultura cinematográfica brasileira, caribenha e africana.

A live pode ser assistida nos canais do YouTube do Garantido (youtube.com/garantido) e do Olodum (youtube.com/olodumtv). Ao longo das próximas semanas, o projeto prevê as participações de grupos e entidades culturais de várias regiões do país com reconhecimento nacional e internacional.

Serviço

Diálogos Garantidos Pela Cultura do Brasil
Com Antônio Andrade Barbosa (presidente do Boi Garantido) e João Jorge Santos Rodrigues (presidente do Olodum)
Dia: 26 de abril, segunda-feira.
Horário: 20h (horário de Brasília)
Mediação: Daniel Castro.
Transmissão: Canais no YouTube do Garantido (youtube.com/garantido) e do Olodum (youtube.com/olodumtv).