Com olhar aos povos da Amazônia, CENARIUM faz três anos e conquista público crítico

Há três anos, a REDE CENARIUM marca forte presença no mercado jornalístico amazônico e brasileiro (Bruno Sena/Revista Cenarium)
Mencius Melo e Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS – A REDE CENARIUM AMAZÔNIA completa três anos, neste dia 15 de abril, e se caracteriza pelo público crítico que compartilha, diariamente, os conteúdos das plataformas on-line, impressa e audiovisual, elaborados por uma equipe técnica, mediante um processo de produção padronizado. Sob a direção da jornalista Paula Litaiff, a CENARIUM atua como Agência de Notícias, Revista Eletrônica e TV Web, com representantes em Estados da Região Norte e na capital federal.

Nestes três anos de existência, a CENARIUM buscou o aperfeiçoamento e, nesse processo, conquistou a ISO 9001, tornando-se a primeira revista de notícias certificada com selo de qualidade, conforme registros da empresa Global Certification System (GCS). A ISO é formada por um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão de qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.

Com presença no mercado editorial brasileiro, a edição impressa e em PDF da REVISTA CENARIUM conseguiu, também, o Selo Internacional Normalizado para Publicações Seriadas (ISSN). O selo atua como um código válido para individualizar o título de uma publicação seriada. A certificação de número 2764-8206 garante, ainda, a disseminação de artigos científicos e torna o material único e exclusivo, além de identificá-lo durante todo o processo (lançamento, circulação e encerramento da revista).

PUBLICIDADE

O Selo de Jornalismo Profissional – ferramenta criada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas para combater fake news e desinformação – integra a certificação da CENARIUM, que assumiu o compromisso com a notícia técnica e de combate à fake news e à desinformação, auxiliando as empresas credenciadas e jornalistas profissionais na produção de informação.

A equipe da REDE CENARIUM é composta por 32 profissionais nas áreas de Jornalismo, Fotojornalismo, Revisão Textual, Designer Gráfico, Mídias Sociais, Marketing, Administrativo, Tecnologia, Jurídico e consultores em Ciências Sociais, presentes nos Estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará e no Distrito Federal.

Nas edições impressas, a Cenarium apresenta reportagens instigantes, com temas necessários e atuais (Bruno Sena/Revista Cenarium)

Para a fundadora e CEO da REDE CENARIUM, a jornalista Paula Litaiff, são três anos de conquistas, mas, acima de tudo, de responsabilidade com o jornalismo. “Sabemos do reconhecimento ao jornalismo produzido pela REDE CENARIUM. Isso é gratificante porque é fruto do trabalho de uma equipe inteira que luta, todos os dias, para entregar um produto de qualidade para os nossos leitores, que são a razão da existência e que, ao longo do tempo, tornam-se mais críticos”, pontuou.

Premiações

Litaiff destacou a dedicação da equipe CENARIUM, que vem sendo reconhecida pelas premiações regionais e nacionais, além de citações e referências em congressos nacionais e internacionais, bibliografias de obras científicas e documentários brasileiros.

“Em três anos, foram sete premiações de júris qualificados que reconheceram, na CENARIUM, o jornalismo de qualidade. Somos gratos a todo reconhecimento, que é fruto da dedicação de uma equipe comprometida, acima de tudo, com o seu trabalho, e que respeita os leitores e sabe que os nossos seguidores têm uma percepção diferenciada”, observou Litaiff.

O certificado ISO 9001 alcança as edições on-line, digital e física da Cenarium (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

Entre os prêmios recebidos pela CENARIUM, nos últimos 12 meses, estão: o “Prêmio Águas de Manaus de Jornalismo Ambiental“, prêmio nacional “MOL de Jornalismo para a Solidariedade, “Prêmio Nacional Igualdade Inaô“,Prêmio Imprensa Econômica” e o “9° Prêmio Sebrae de Jornalismo“(categoria regional).

Vencedora em três premiações, a repórter Priscilla Peixoto comentou: “Creio que isso seja o resultado de um trabalho de parceria entre os colegas, de constante busca por qualificação e de se doar à nossa missão. Todo dia é um aprendizado e um desafio ao falarmos sobre Amazônia e os mais variados temas. Tanto o leitor, quanto nós, da equipe CENARIUM, ganhamos com essa troca diária”, salientou Peixoto.

Leia outras matérias que retratam algumas conquistas obtidas pela CENARIUM:
REVISTA CENARIUM obtém Selo Internacional
CENARIUM se torna primeira revista de notícias certificada com ISO 9001; norma visa consolidar jornalismo técnico;
Reportagem da CENARIUM sobre Zona Franca de Manaus vence como melhor de 2022 no Prêmio Imprensa Econômica;
CENARIUM recebe prêmio Inaô em 3 categorias por atuação na defesa da igualdade social e racial;
Prêmio Inaô celebra igualdade racial; jornalista da CENARIUM está entre homenageados;
Águas de Manaus realiza 1º Prêmio de Jornalismo ambiental; Cenarium vence em duas categorias;
CENARIUM vence etapa estadual do 9° Prêmio Sebrae de Jornalismo na Categoria Foto;
CENARIUM ganha prêmio nacional do Instituto MOL de Jornalismo para Solidariedade;
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.