CENARIUM vence prêmio nacional do Judiciário com ‘Reféns do Carvão’


25 de abril de 2024
CENARIUM vence prêmio nacional do Judiciário com ‘Reféns do Carvão’
Série de reportagem abordou exploração de trabalhadores em carvoarias (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – A REVISTA CENARIUM foi a vencedora da categoria “Fotojornalismo“, no eixo do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do 1º Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário, com a produção “Reféns do carvão: exploração de trabalhadores em carvoarias na Amazônia“. A premiação ocorreu nessa quarta-feira, 24, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília (DF).

Pés de trabalhador em carvoaria, em Roraima (1.fev.23 – Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

A série de reportagens da REVISTA CENARIUM denunciou o trabalho análogo à escravidão nas carvoarias de Boa Vista e Rorainópolis, em Roraima, e foi lançada em maio de 2023, mês em que é celebrado o Dia do Trabalhador. Os autores da reportagem são a jornalista Ívina Garcia e o fotojornalista Ricardo Oliveira.

Série de reportagens denunciou o trabalho análogo à escravidão (1.fev.23 – Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

A equipe esteve em carvoarias entre janeiro e março de 2023, e identificou trabalhadores em situações degradantes, sem registros empregatícios, com jornadas de trabalho de até 14 horas diárias, em locais de estrutura inadequada, com ausência de itens essenciais, como água potável e materiais de segurança; baixa remuneração, que chegava a R$ 10 ou R$ 100, por dia; e exposição a condições insalubres, com altas temperaturas, fumaça e sujeira.

 Série de reportagens foi publicada em maio do ano passado (2.fev.23 – Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

O prêmio é uma iniciativa inédita conjunta do Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Superior Tribunal Militar (STM) para celebrar o 35º aniversário da Constituição Federal de 1988.

LEIA TAMBÉM:

‘Reféns do Carvão’: exploração de trabalhadores em carvoarias na Amazônia
‘Reféns do Carvão’: a rotina insalubre dos trabalhadores nas carvoarias de Roraima
‘Reféns do Carvão’: estrangeiros, pardos e de baixa escolaridade, o perfil de quem trabalha nas carvoarias
‘Reféns do Carvão’: relações de trabalho construídas em cima da mão de obra barata
O prêmio

Os 19 vencedores do 1º “Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário – 35 anos da Constituição Cidadã” foram anunciados durante a cerimônia. Em cada um dos cinco eixos temáticos, correspondentes aos cinco tribunais, foram premiados trabalhos nas categorias jornalismo escrito, de vídeo e de áudio, além da categoria fotojornalismo, que abrangeu todos os eixos.

Dos 261 trabalhos jornalísticos inscritos no prêmio, 92 foram selecionados como finalistas. Os vencedores de cada categoria ganharam troféus; os demais, até o quinto lugar, receberam certificados.

Equipe esteve em carvoarias entre janeiro e março de 2023 (1.fev.23 – Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

A iniciativa teve o objetivo de reafirmar a importância de um Poder Judiciário forte e de uma imprensa livre para a garantia do Estado Democrático de Direito, especialmente após os ataques de 8 de janeiro de 2023.

O mundo está tentando traçar o que é liberdade a ser protegida e o que, se escondendo por trás da liberdade, é destrutivo para a vida civilizada. Por isso, precisamos da imprensa para reportar os fatos de maneira autêntica“, afirmou o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, sobre a importância da imprensa e do jornalismo profissional.

Revisado por Gustavo Gilona

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.