Cheia do Rio Itapecuru inunda cidade no Maranhão

Itapecuru-Mirim, no Maranhão (Reprodução/Twitter)
Ívina Garcia – Da Revista Cenarium

MANAUS – A cidade de Itapecuru-Mirim, no Maranhão, distante 100 quilômetros da capital São Luís, entrou para a lista de cidades em situação de emergência, após impactos causados pelas fortes chuvas que transbordou o Rio Itapecuru e inundou parcialmente a cidade. O decreto nº 022/2023 foi assinado pelo prefeito Benedito Coroba, na quarta-feira, 5.

Conforme a Prefeitura do município, por meio da Defesa Civil, ao todo, há 45 pessoas desalojadas e 35 famílias desabrigadas, sete bairros afetados e 25 povoados. De acordo com os boletins divulgados pela Defesa Civil, o Rio Itapecuru apresentava aumento desde o dia 4 de abril, quando subiu 30 centímetros nas primeiras horas do dia. Na segunda medição, às 18h, o rio havia subido 14 cm.

Leia mais: Chuvas no Maranhão deixa Estado em situação de emergência
Itapecuru-Mirim, no Maranhão (Reprodução/Twitter)

Na quarta-feira, 5 de abril, o rio apresentou novo aumento de 31 cm. Já no dia 6, foram 18 cm, atingindo 15,18 metros. A medição só apresentou queda no último dia 6, quando foi registrada a redução de 16 centímetros no boletim divulgado pela Defesa Civil municipal.

PUBLICIDADE

O Instituto Leonel Amorim e as escolas Mariana Luz e Gomes de Souza estão sendo usadas como abrigo pela prefeitura de Itapecuru-Mirim, onde disponibilizam alimentação, atendimento médico e o necessário para as famílias.

Veja mais: Marina Silva fala em possível decreto de emergência climática em mais de mil municípios do Brasil

“O Corpo de Bombeiros esta à disposição da cidade de Itapecuru-Mirim, visitada pelo nosso coordenador municipal, e foram entregues algumas cestas básicas junto com a prefeitura. Estamos atentos às comunidades isoladas e estamos prestando total apoio à comunidade urbana”, afirmou o tenente do Corpo de Bombeiros e membro da Defesa Civil, José Carlos.

Itapecuru-Mirim, no Maranhão (Reprodução/Twitter)

Repasse

No fim de março, o governo federal publicou no Diário Oficial da União (DOU) a autorização da transferência de recursos ao Estado do Maranhão, para execução de ações de Defesa Civil no valor de R$ 3.025.320,00.

O recurso deve ser destinado às cidades onde o governo federal já reconheceu a situação de emergência pelas inundações e fortes chuvas nas portarias nº 1.246, de 30 de março e nº 1.380, de 4 de abril. São elas: Monção, Viana, Mirinzal e São João Batista.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.