Ciro Gomes diz que mísseis da Venezuela podem atingir Manaus

O ex-presidenciável Ciro Gomes (Mário Miranda/Divulgação)
Winicyus Gonçalves – Da Revista Cenarium Amazônia

BOA VISTA (RR) – O ex-governador do Ceará e ex-candidato à presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, afirmou, que mísseis na Venezuela têm alcance suficiente para atingir a cidade de Manaus, capital do Amazonas. A fala foi feita em comentário sobre a tensão entre Venezuela e Guiana pela região de Essequibo, rica em petróleo, minérios e gás natural. A declaração foi dada em entrevista realizada nessa segunda-feira, 4, no formato podcast transmitida pelo canal do pedetista no YouTube.

“A Venezuela para superar o isolamento desse antagonismo violento dos americanos, a Venezuela acertou-se com chineses e com russos. Estão lá dentro da Venezuela, consultores, estrutura de inteligência e equipamentos sofisticados, inclusive mísseis que podem alcançar Manaus”, conjecturou Ciro Gomes. Especialistas apontam que a crise econômica que assola a Venezuela desde 2015 impactou as Forças Armadas do País, o que não foi levado em conta pelo ex-governador.

A crise entre Guiana e Venezuela se agravou nos últimos dias. A área de 160 mil km² localizada a oeste do Rio Essequibo, responde por cerca de 75% dos 215 mil km² do território da Guiana e é reivindicada pela Venezuela em uma disputa centenária que ganhou novos contornos após referendo realizado no último domingo, 3, em que 95% dos eleitores venezuelanos aprovaram criação de um novo Estado no território.

PUBLICIDADE
Vídeos que circulam em redes sociais mostram contingentes do Exército Brasileiro em deslocamento à Pacaraima, cidades na fronteira com a Venezuela.

No conteúdo, Ciro afirmou que o governo Lula (PT) precisa ficar alerta para a disputa por Essequibo, na Guiana, reivindicada por Maduro. “Eu lamento muito dizer. Hoje, a Venezuela está muito melhor equipada, mais modernamente estruturada para um conflito bélico do que as Forças Armadas Brasileiras na região”, disse.

Conforme Ciro, o governo brasileiro deve deixar claro ao regime de Nicolás Maduro que não permitirá o trânsito de forças venezuelanas no território brasileiro. “Essequibo é uma região de floresta amazônica fechada. Não passa ali nenhum jumento, que dirá uma tropa. O único lugar que está desmatado que poderia eventualmente a Venezuela acessar por terra uma força terrestre, com infantaria, atravessa o território brasileiro. Nós temos que dizer alto e bom som e Lula não disse ainda com toda clareza, que não aceitamos“.

Entrada de imigrantes de venezuelanos pelo Brasil (Reynesson Damasceno/ACNUR)
Leia mais: Indígenas e moradores de Pacaraima temem piora da crise migratória com invasão da Guiana
Editado por Jefferson Ramos
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.