Com destaque para soja, milho e café, Rondônia deve colher 3,3 milhões de toneladas de grãos em 2023

As projeções também são excelentes para o cenário nacional, pois o Brasil deve colher a maior safra da história: 309,9 milhões de toneladas de grãos (Reprodução)
Iury Lima – Da Revista Cenarium

VILHENA (RO) –  Rondônia, o terceiro maior produtor de grãos da Região Norte, se prepara para uma colheita de 3,3 milhões de toneladas de grãos na safra 2022/2023, com grande destaque para a produção de soja e milho, os principais cultivos do Estado. São esperadas mais de 1,6 milhão de toneladas de soja e mais de 1,4 milhão de toneladas de milho. O café beneficiado também apresenta bons números, com estimativa de quase 3 milhões de sacas de 60 quilos.

Os dados são do mais recente Informativo Agropecuário de Rondônia, feito pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O documento também aponta que a área plantada no Estado deve crescer 5,6%, alcançando mais de 800 mil hectares. Além disso, a colheita final deve ser 6,4% maior do que a obtida na safra passada.

As projeções também são excelentes para o cenário nacional, pois o Brasil deve colher a maior safra da história: 309,9 milhões de toneladas de grãos, em uma área de 76,7 milhões de hectares.

PUBLICIDADE
Soja e milho correspondem a mais de 90% da produção de grãos, em Rondônia, mostra pesquisa (Thiago Alencar/Revista Cenarium)
Leia também: Café produzido em Rondônia é o primeiro do mundo a receber ‘Selo de Indicação Geográfica’

“Na produção de grãos, observa-se a expansão significativa da soja para todas as regiões do Estado, ocupando, principalmente, áreas com pastagens degradadas. A estimativa é que, nesta safra, tenham sido plantados cerca de 500 mil hectares com essa oleaginosa, com produção estimada de quase 1,7 milhão de toneladas”, comentou o analista da Embrapa Rondônia e editor técnico do Informativo Agropecuário Calixto Rosa Neto. 

Café e outros grãos

Em Rondônia, só a soja e o milho ocupam a maioria das lavouras: são 95,9% do total de grãos produzidos no Estado. Ainda assim, há espaço de destaque para culturas como o algodão, arroz sequeiro e feijão.

A produção do arroz, por exemplo, deve fechar, em 2023, com quase 7 mil toneladas a mais que na safra 2021/2022, saltando de 105,3 mil toneladas, no ano passado, para 111,6 mil toneladas neste ano. 

Rondônia também deve ter a maior safra de café da história do Estado, segundo a Embrapa (Reprodução/Emater-RO)
Leia também: São Miguel do Guaporé, em Rondônia, é listado como terceiro maior produtor de café no Brasil, pelo IBGE

Já o café, outra importante cultura rondoniense, também deve alcançar a maior safra de todos os tempos. A Embrapa estima produção recorde de 2,9 milhões de sacas de 60 quilos, ou seja, uma produtividade de 45,3 sacas por hectare.

“Isso porque houve a substituição de plantios propagados por sementes, por variedades clonais, mais produtivas, bem como adoção de práticas adequadas de implantação e condução das lavouras, com correção do solo, adubação, irrigação e controle de pragas e doenças”, explicou o chefe adjunto de Tecnologia da Embrapa Rondônia, Francisco de Assis Correa Silva.

Ainda segundo a Embrapa Rondônia, o abate de bovinos se destaca com aumento de 8,1%, em comparação com o mesmo período de 2021: 545 mil toneladas de carne. A pesquisa também indica o Valor Bruto de Produção Agropecuário de Rondônia (VBP) em quase R$ 21 bilhões, “praticamente estável em relação ao que foi estimado em 2022”

Já quanto às exportações, só a carne bovina, soja e milho arrecadaram, juntas, mais de US$ 2 bilhões. 

Assista: Brasil busca um lugar de destaque na produção mundial de arroz

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.