‘Competência e transparência’, diz Alexandre de Moraes sobre eleições ao assumir Tribunal Superior Eleitoral

"A justiça eleitoral atua com competência e transparência", declarou o ministro (Antonio Augusto/Secom/TSE)

Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

BRASÍLIA – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes tomou posse nessa terça-feira, 16, como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É Moraes quem estará à frente da instituição nas eleições deste ano, em um momento em que o resultado das urnas eletrônicas tem sido colocado sob suspeita pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e apoiadores.

O chefe do Executivo federal esteve no evento, sentado ao lado do novo presidente do tribunal. No discurso, Alexandre de Moraes agradeceu o comparecimento de Bolsonaro e exaltou o estado democrático de direito, lembrando que o TSE atua de forma competente e transparente.

PUBLICIDADE
(Antonio Augusto/Secom/TSE)

A justiça eleitoral atua com competência e transparência e continuará honrando sua histórica vocação de concretizar a democracia e autêntica coragem para lutar contra as forças que não acreditam no estado democrático de direito”, disse.

O novo presidente ainda lembrou que o Brasil é uma das maiores democracias do mundo, como consequência de um processo eleitoral seguro.

Somos 156.454.011 eleitores aptos a votar. Somos uma das maiores democracias do mundo em termos de voto popular, estando entre as quatro maiores democracias do mundo, mas somos a única democracia que apura e divulga os resultados eleitorais no mesmo dia. Com agilidade, segurança, competência e transparência. Isso é motivo de orgulho nacional“, afirmou.

(Antonio Augusto/Secom/TSE)

O ministro Ricardo Lewandowski também foi empossado, mas como vice-presidente da Corte Eleitoral. No discurso, Moraes também lembrou que discursos de ódio que sugerem rompimento das instituições, durante o período eleitoral, não serão tolerados, conforme orienta a Constituição.

Presidente e ex-presidentes

A cerimônia contou, ainda, com a presença dos candidatos à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT). Também estiveram presentes os ex-presidentes Michel Temer, Dilma Rousseff e José Sarney.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.