Congresso na Ufam celebra 55 anos de ensino de jornalismo na Amazônia

Evento é organizado pela Ufam, em parceria com a Faculdade Boas Novas e Fametro (Divulgação)
Tiago Mendes e Carol Veras – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), vai realizar, entre os dias 23 e 26 de abril, o IV Congresso de Jornalismo da Amazônia (Conjor). O evento acontecerá na Faculdade Boas Novas, localizada na Avenida Rodrigo Otávio, bairro Japiim, Zona Sul de Manaus.

Esta é a 4ª edição do evento, promovida no mesmo ano em que a Ufam celebra 55 anos do curso de Jornalismo. O objetivo é promover a formação superior na área de jornalismo e o intercâmbio científico e tecnológico entre pesquisadores, profissionais e estudantes de jornalismo na Região Norte, além de debater temas como meio ambiente, ciência e combate à desinformação, com destaque para os desafios e possibilidades da prática jornalística da Amazônia.

Evento acontecerá entre os dias 23 e 26 de abril (Divulgação)

É um evento que já se consagrou como importante na pauta da Universidade Federal do Amazonas porque ele traz sempre esse debate sobre a cobertura jornalística de eventos vinculados, relacionados ao meio ambiente, ciência, tecnologia e, apesar de a gente achar que são pautas só de natureza técnica, elas têm um viés sempre político, social, cultural, que perpassa todas as editorias“, explica a coordenadora do curso de Jornalismo da Ufam, professora doutora Grace Barbosa.

PUBLICIDADE

Barbosa elenca, ainda, que a Lei de Acesso à Informação, novas tecnologias — como inteligência artificial — e a cobertura eleitoral serão temáticas debatidas no Conjor.

Temos a questão da lei de acesso à informação, que está super em alta diante do aumento das fake news, a desinformação, como que as pessoas podem se organizar para filtrar aquilo que é verdade, como que os veículos também estão podendo se policiar em relação à sua cobertura. E esse assunto é importantíssimo, e associado ao período eleitoral“, explicou.

Programação

A programação conta com conferências, mesas redondas, palestras, apresentação oral de trabalhos, publicação de resultados de pesquisas em anais do Conjor e o envolvimento dos demais cursos de Jornalismo do Amazonas. Por parte do público, as expectativas para o evento são altas, comenta a jornalista Rúbia Cassol.

Participar de congressos, em geral, é muito bom para o aluno de Jornalismo. Além de aprender sobre a profissão, é um ótimo momento de networking e integração com a atividade. Acho que será muito proveitoso, principalmente para me aprofundar melhor sobre o jornalismo multiplataforma”, afirma.

3º Congresso de Jornalismo na Amazônia, realizado em 2023 (Reprodução/Ufam)

Ano passado, 375 participantes de todo o País se inscreveram no evento, realizado em conjunto com o 22º Encontro Nacional de Jornalismo (Enjor). Neste ano, a programação inclui uma mesa redonda com a jornalista Marina Atoji, do veículo Transparência Brasil, e a professora doutora Luziane Figueiredo, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através deste link: IV Congresso de Jornalismo da Amazônia. O processo é gratuito para todos os públicos. O evento ocorrerá presencialmente na Faculdade Boas Novas, mas também será transmitido de maneira remota.

Leia mais: Ufam e UEA promovem seminário para debater Ciências Sociais na Amazônia

Além da Faculdade Boas Novas, a Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro) também é uma parceira na realização do congresso, que conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.