Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
12 de maio de 2021

Dólar

Euro

Manaus
23oC  29oC
Acompanhe nossas redes sociais

Com informações da assessoria

MANAUS – A décima edição dos Prêmios Literários Cidade de Manaus será lançado no próximo dia 6/5, quinta-feira, no Casarão Cassina, praça Dom Pedro II, pela prefeitura de Manaus por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Gestor do Fundo Municipal de Cultura – FMC, de forma antecipada para os vencedores serem contemplados ainda durante o período difícil de pandemia.

Para o presidente do Concultura, Tenório Telles, a simplificação do processo de inscrição totalmente digital pela internet vai facilitar a participação dos novos autores que tinham muitos custos nas edições anteriores com a impressão de exemplares e despesas de correios, o que impedia a participação de muitos potenciais talentos.

“Os prêmios têm esse propósito de manter viva a tradição da palavra escrita, da criação literária, da possibilidade de termos obras novas, de estimular o surgimento de novos escritores e outros há mais tempo nessa caminhada”, justificou Telles. Ele disse que neste momento de pandemia os prêmios representam mais um estímulo a quem se dedica à literatura.

Vice-presidente do Concultura, Neilo Batista, preside reunião para últimos ajustes no edital, na tarde de segunda-feira, 3 (Divulgação/Concultura)

Os prêmios literários Cidade de Manaus é um concurso em nível nacional, voltado para escritores brasileiros que possuam obras literárias inéditas. São 20 categorias, divididas em nacionais e regionais, que contemplam as diversas expressões literárias. Os prêmios variam de R$ 3 mil a R$ 5 mil. Na última edição dos Prêmios Literários, 11 autores tiveram suas obras premiadas.

Com o intuito de premiar obras literárias inéditas, de abrangência nacional e regional, em língua portuguesa, de autores brasileiros, com observância no que dispõe a Lei Federal 8.666, de 21 de junho de 1993, Lei dos Direitos Autorais 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, Lei 1.843, de 11 de março de 2014, e o Decreto nº 4.603, de 11 de outubro de 2019; e em conformidade com as condições e exigências estabelecidas neste edital e seus anexos.

Inscrição e Documentação

Para este edital, podem se inscrever apenas pessoas físicas e terão início a 00hs do dia 06 de maio de 2021, até 23h59 do dia 23 de junho de 2021, e serão feitas exclusivamente através do site do CONCULTURA, no endereço eletrônico: https://concultura.manaus.am.gov.br/premio-literario. Não será aceita nenhuma inscrição protocolada presencialmente no Conselho Municipal de Cultura ou recebida via postal.

No formulário de inscrição, além do preenchimento, o proponente deverá anexar, obrigatoriamente: Cópia do RG e CPF; Cópia de 01 (um) comprovante de residência atualizado com data de vencimento não anterior a 03 (três) meses (conta de consumo de energia, água ou telefone), em nome do proponente ou parente em primeiro grau.

Para os inscritos nos seguimentos regionais, é necessário anexar cópias de comprovantes de residência,  referentes ao três  últimos anos. Caso o proponente não possua comprovante de residência em seu nome ou de parente em primeiro grau, este deverá apresentar Declaração de Residência em Nome de Terceiros, devidamente preenchida e assinada pelo proprietário do imóvel, devidamente reconhecida em cartório (ANEXO I – Termo de Declaração de Residência de Terceiros), bem como anexar o comprovante de residência atualizado do proprietário do imóvel e cópia do documento de identificação civil (RG, CNH, CTPS ou similares contendo fotografia) do proprietário do imóvel;

Cópia do cartão bancário em conta corrente de instituição bancária da preferência do proponente ou cópia do Contrato de Abertura de Conta Corrente. Atenção: Não serão aceitos, para efeito de participação no certame, contas poupança, pessoa jurídica e conta salário.

As obras literárias deverão ter no mínimo 50 (cinquenta) páginas, exceto as obras infantis, revisadas ortograficamente, com título da obra, pseudônimo do autor. Deverão ser apresentadas em formato Word, com fonte Arial nº 12, espaçamento entre as linhas 1,5, bem como atestado de veracidade das informações (Anexo II).

Após análise das inscrições pela Comissão de Inscrições, caso seja identificada a necessidade de correção de alguma documentação (incompleta ou faltante), o proponente terá 02 (dois) dias úteis, a contar do contato realizado pela Comissão, para enviar os documentos corretos para o e-mail [email protected]

O Conselho Municipal de Cultura não se responsabiliza por inscrições que não tenham sido finalizadas até o horário estabelecido no item 4.1, independente do motivo. É vedada a inscrição de servidor ou dirigente pertencente ao quadro pessoal da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos – MANAUSCULT, do Conselho Municipal de Cultura, ou integrante de comissão julgadora do concurso. Não serão aceitas inscrições de obras póstumas.

É de responsabilidade do candidato o compromisso de que o texto inscrito seja inédito. Caso seja constatada sua publicação prévia, a inscrição será invalidada e sanções civis e criminais poderão ser adotadas. A inscrição nos Prêmios Literários Cidade de Manaus implica a aceitação pelo candidato do regulamento deste edital na sua totalidade.

Categorias Nacionais

I.          Prêmio Álvaro Maia, destinado ao melhor romance ou novela;

II.         Prêmio Arthur Engrácio, destinado ao melhor livro de contos;

III.        Prêmio Violeta Branca Menescal, destinado ao melhor livro de poesia;

IV.       Prêmio Péricles Moraes, destinado ao melhor livro de crônicas;

V.        Prêmio Aldemar Bonates, destinado ao melhor texto teatral para adultos;

VI.       Prêmio Álvaro Braga, destinado ao melhor texto de teatro infantil;

VII.      Prêmio Samuel Benchimol, destinado ao melhor livro de ensaio socioeconômico;

VIII.     Prêmio Mário Ypiranga Monteiro, destinado ao melhor ensaio sobre tradições populares (folclore);

IX.       Prêmio Arthur Reis, destinado ao melhor ensaio histórico;

X.         Prêmio Luiz Ruas, destinado ao melhor ensaio sobre literatura (letras);

XI.        Prêmio Cosme Alves Neto, destinado ao melhor ensaio sobre cinema;

XII.       Prêmio Áureo Nonato, destinado ao melhor livro de memória;

XIII.      Prêmio Clóvis Barbosa, destinado ao melhor texto de jornalismo literário; e

XIV.     Prêmio Alfredo Fernandes, destinado ao melhor texto de literatura infantil.

Categorias Regionais:

I.          Prêmio Álvaro Maia, destinado ao melhor romance ou novela;

II.         Prêmio Arthur Engrácio, destinado ao melhor livro de contos;

III.        Prêmio Violeta Branca Menescal, destinado ao melhor livro de poesia;

IV.       Prêmio Mário Ypiranga Monteiro, destinado ao melhor ensaio sobre tradições populares (folclore);

V.        Prêmio Áureo Nonato, para melhor livro de memória,

VI. Prêmio Alfredo Fernandes, melhor texto de literatura infantil.