Controle de desmatamento é baixo em frigoríficos de Mato Grosso, revela pesquisa

Gados em área de pasto (Fernando Martinho/Repórter Brasil)
Davi Vittorazzi – Da Revista Cenarium

CUIABÁ (MT) – Trinta dos 33 frigoríficos em Mato Grosso apresentam controle de desmatamento considerado muito baixo. Os dados, referentes ao ano de 2023, são do Radar Verde, indicador do Instituto O Mundo Que Queremos (IOMQQ) e do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

As empresas analisadas possuem registros de Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e de Serviço de Inspeção Federal (SIF) e atuam na Amazônia Legal. A região concentra 43% do rebanho bovino de todo o País, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre os frigoríficos localizados em Mato Grosso, apenas a Marfrig Global Foods foi classificada com grau de controle intermediário. Já as empresas JBS/SA e Minerva foram consideradas com grau de controle baixo. Todas as outras empresas consultadas tiveram a pior nota do indicador.

PUBLICIDADE
Carnes bovinas em frigorífico (Divulgação/Abiec)

Para avaliar essas empresas, o Radar Verde verifica o grau de exposição dos frigoríficos ao risco do desmatamento, grau de controle da cadeia e o grau de transparência pública. Com isso, se vê a extensão da área sob risco de desmatamento nas zonas fornecedoras de gado para os frigoríficos e se mede a disponibilidade de informação pública sobre políticas dos frigoríficos contra o desmatamento.

Desmatamento na Amazônia Legal

Conforme os dados do sistema Prodes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Mato Grosso teve o incremento de 1.918,37 quilômetros quadrados (km²) de área desmatada na Amazônia Legal apenas em 2023. 

De 2008, quando se começaram os registros, até 2023, segundo o Prodes, o ranking acumulado de desmatamento na Amazônia Legal por Estado é o seguinte:

1° – Pará: 52.366,90 km² – (40.85%)

2° – Mato Grosso: 24.495,08 km² – (19.11%)

3° – Amazonas: 16.647,90 km² – (12.99%)

4° – Rondônia: 16.350,98 km² – (12.76%)

5° – Acre: 6.812,78 km² – (5.32%)

6° – Maranhão: 6.419,23 km² – (5.01%)

Veja a íntegra do estudo:

Powered By EmbedPress

Leia mais: Desmatamento na Amazônia e no Cerrado tem queda em janeiro
Editado por Adrisa De Góes
Revisado por Adriana Gonzaga
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.