Coronel da reserva Adriano Testoni é indiciado pelo Exército por participação em ataques golpistas

A conclusão do inquérito aponta que o coronel da reserva cometeu dois crimes tipificados no Código Penal Militar: injúria contra oficiais-generais e ofensa contra as Forças Armadas (Reprodução)

BRASÍLIA – O Exército decidiu nesta sexta-feira, 13 indiciar o coronel da reserva Adriano Camargo Testoni, militar que participou dos atos golpistas de domingo, 8, e proferiu ataques contra integrantes do Alto Comando da Força.

O indiciamento ocorreu após o fim do inquérito policial-militar contra Testoni, aberto na terça-feira, 10.

A conclusão do inquérito aponta que o coronel da reserva cometeu dois crimes tipificados no Código Penal Militar: injúria contra oficiais-generais e ofensa contra as Forças Armadas.

PUBLICIDADE
Manifestantes bolsonaristas jogam pedras na polícia durante protesto golpista e com vandalismo na Praça dos Três Poderes (Pedro Ladeira/Folhapress)

Testoni teve a conduta investigada pelo Exército após gravar um vídeo durante os atos golpistas de domingo, 8, em que atacava generais e dizia ter vergonha de ser militar.

“Bando de generais filhos da puta. Covardes. Olha o que está acontecendo com a gente. [Ex-comandante] Freire Gomes, filho da puta. Alto Comando do caralho. Olha o povo, minha esposa”, disse o coronel na gravação.

Na segunda-feira, 9, após a repercussão do caso, Testoni gravou vídeo pedindo desculpas. No decorrer da semana, ele faltou a dois depoimentos que estavam marcados, sob a justificativa de que estaria com problema de saúde.

Mesmo na reserva, Testoni trabalhava no Hospital das Forças Armadas, com contrato de Tarefa por Tempo Certo — tipo de contratação utilizado no Exército, Marinha e Aeronáutica para empregar militares da reserva ou reformados para funções temporárias e específicas.

Após a gravação do vídeo, o coronel foi demitido do cargo. Pelo posto que ocupou, Testoni recebe R$ 25 mil bruto de aposentadoria.

(*) Com informações da Folhapress
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.