20 de outubro de 2020

Dólar

Euro

Manaus
23oC  29oC

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – A Prefeitura de Lábrea (a 701 quilômetros de Manaus) prorrogou pela sétima vez o “toque de recolher” na cidade até o dia 30 de setembro deste ano. Horários de confinamento foram flexibilizados para 23h até as 4h, podendo voltar a ser prolongado. A medida ocorre novamente em razão da continuidade da propagação comunitária do novo Coronavírus.

O decreto foi publicado na edição desta sexta-feira, 18, no Diário Oficial dos Municípios (DOM) e assinado pelo prefeito Gean Barros (MDB). A primeira vez que a obrigatoriedade foi instituída foi em 10 de junho e vigorou até o dia 25 do mesmo mês, desde então, a prefeitura prorrogou a medida por mais sete vezes, com prazo de 15 dias cada.

Há um mês, de acordo com levantamento feito pela REVISTA CENARIUM, desde que o toque de recolher foi prorrogado pela quinta vez em Lábrea, no dia 1º de agosto, até o prazo de encerrar, no dia 15, o município registrou um aumento de 31% em casos da Covid-19, subindo de 1.612 para 2.111 infectados durante o período.

Aumento de 99,8%

Em novo levantamento da Cenarium, com base em dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), é possível identificar um aumento no número de infectados em 99,8% em Lábrea, contabilizando o registro do dia 17 de agosto, quando o município tinha 2.129 casos, até essa quinta-feira, 17, cuja quantidade de casos chegou a 2.646 na cidade.

No mesmo período, o município registrou nove novas mortes pela doença e chegou a 37 óbitos.

Proibições

O toque de recolher, decretado para confinamento domiciliar obrigatório, proíbe terminantemente a circulação de pessoas com ou sem veículo de qualquer natureza, exceto nos casos de emergência ou de acesso e prestação de serviços essenciais.

O descumprimento das medidas poderá acarretar na implicação de multa, no valor de R$ 300, sendo R$ 1 mil em caso de reincidência ou detenção, que pode chegar de 15 dias a um ano de prisão.

Amazonas

Os casos da Covid-19 no Amazonas chegaram a 129.501 nessa quinta-feira, 17, com a confirmação de 650 infectados. De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), foram confirmados quatro óbitos pelo novo Coronavírus ocorridos em 24 horas e sete por confirmação diagnóstica na data dessa quinta, elevando para 3.931 o total de mortes.

Dos 129.501 casos confirmados no Amazonas até esta quinta, 46.604 são de Manaus (35,99%) e 82.897 do interior do Estado (64,01%).

Confira o decreto:

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.