Dalai Lama se desculpa após críticas a vídeo em que beija criança

O vídeo foi gravado em 28 de fevereiro, durante uma audiência com o Dalai Lama. (Reprodução/ Internet)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – O Dalai Lama, líder espiritual do budismo tibetano, pediu desculpas, nesta segunda-feira, 10, após ter viralizado um vídeo no qual beija um menino na boca. Após o beijo, Dalai Lama ainda se aproxima da criança com a língua para fora. A equipe do líder espiritual tibetano justificou a ação afirmando que ele costuma “brincar” com pessoas dessa forma.

“Sua Santidade deseja se desculpar com o menino e sua família, bem como com seus muitos amigos ao redor do mundo, por qualquer dor que suas palavras possam ter causado”, disse a equipe do Dalai Lama pela conta oficial no Twitter em um comunicado. “Sua Santidade costuma brincar com pessoas que conhece de maneira inocente e brincalhona, mesmo em público e diante das câmeras. Ele lamenta esse incidente”.

Leia também: Tradição de judas gera debate racial envolvendo boi-bumbá do Festival de Parintins, no AM

De acordo com o comunicado, o menino tinha perguntado ao Dalai Lama se ele poderia lhe dar um abraço. No vídeo, o Dalai Lama dá um selinho no menino. Depois, coloca a língua para fora e aproxima o rosto dele da face do menino.

PUBLICIDADE

Veja trecho do vídeo:

Segundo O Globo, o vídeo foi gravado em 28 de fevereiro, durante uma audiência com o Dalai Lama em McLeod Ganj, subúrbio de Dharamsala, no Norte da Índia, onde Dalai Lama vive em exílio permanente. As imagens viralizaram apenas neste fim de semana.

A identidade da criança não é conhecida. A BBC explicou que o hábito de colocar a língua para fora pode ser uma forma de saudação no Tibete.

Leia também: Prefeito de Manaus vai reforçar segurança em escolas com agentes treinados

Quem é Dalai Lama

O Dalai Lama é o principal líder espiritual do budismo tibetano. Na religião, ele é considerado a reencarnação de seus 13 predecessores. O atual é chamado Tenzin Gyatso, que ganhou o Prêmio Nobel da Paz, em 1989, pela defesa da liberdade do povo tibetano.

O líder espiritual está na Índia desde 1959, após um levante tibetano malsucedido contra as forças de ocupação chinesas. Mais tarde, ele estabeleceu um governo no exílio, na cidade de Dharamshala, no norte da Índia, liderando milhares de tibetanos que o seguiram até lá.

O incidente de fevereiro não é a primeira vez que o Dalai Lama causa polêmica. Em 2019, ele também se desculpou após uma entrevista para a BBC, durante a qual disse que se uma mulher Dalai Lama deveria sucedê-lo, ela “deveria ser mais atraente”.

No ano anterior, ele sugeriu que a Europa deveria ser mantida para os europeus, ao falar sobre o aumento do nível de refugiados africanos entrando no continente. “Toda a Europa (irá) eventualmente se tornar um país muçulmano? Impossível. Ou país africano? Também impossível”, disse, acrescentando que é melhor “manter a Europa para os europeus”.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.