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Declarações do governador de RR sobre obras na Guiana são questionadas por Serafim Corrêa
À esquerda, o ex-político Serafim Corrêa e à direita, o governador Antonio 'Denarium' (Reprodução/Facebook)
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29 de maio de 2023
Bianca Diniz – Da Revista Cenarium
BOA VISTA (RR) – O ex-deputado estadual Serafim Corrêa utilizou as redes sociais, na sexta-feira, 26, para expressar crítica à postura do governador de Roraima, Antonio Oliverio Garcia de Almeida ‘Denarium’, que se intitulou como um dos responsáveis pela pavimentação da estrada Linden-Lethem, na Guiana, País que faz fronteira com o Estado. O amazonense questionou as declarações do governador sobre a obra.
Em vídeo, o governador Denarium destaca o asfaltamento como resultado de parcerias entre governos. “Com o asfaltamento dessa estrada, Roraima terá a melhor logística para exportação do Brasil e seremos também a melhor fronteira agrícola. É a parceria do governo do Estado com o governo federal e com o governo guianense para que essa obra seja feita o mais rápido possível”, disse.
Surpresa
Serafim alegou estar surpreendido com a atitude do governador. “Essa estrada vai permitir o acesso ao mar para o que for produzido em Roraima, mas é obra da Guiana e não tem um tostão brasileiro. Quando penso que já vi tudo, sou surpreendido com uma dessa”, publicou Serafim.
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Em entrevista à REVISTA CENARIUM, o economista reafirma estar surpreso com as declarações do vídeo. “Apenas achei surreal o [Denarium] ir em outro País e indicar uma obra que não é dele, nem do governo brasileiro, fazendo propaganda de uma obra que não é dele”, disse o ex-deputado.
Nota
A Secretaria Estadual de Comunicação (Secom) respondeu à publicação de Serafim, contestando a afirmação de que Denarium tenha assumido a autoria da obra. Segundo a Secom, os primeiros 121 quilômetros da construção são financiados pelo País vizinho, e ressaltou que o ex-político amazonense desconhece os detalhes do andamento da obra.
A secretaria afirmou que o governador destacou a importância da obra. “O que o governo de Roraima e o governador Antonio ‘Denarium’ vêm fazendo desde o primeiro dia do seu primeiro mandato é destacar a importância da obra para o Estado de Roraima e para a Região Norte do Brasil”, alegou a pasta.
Comentários
Os seguidores do político também comentaram a publicação, expressando sua indignação. “Esse é um fanfarrão. É inacreditável como ainda é governador” e “esse aluno é nota dez do maior mito das Fake News”. Outro questionou se o governador não era responsável pelo garimpo ilegal.
O ex-vereador de Manaus e empreendedor em Roraima e na Guiana, Paulo De Carli, comentou na publicação ao ser marcado por um usuário. “Sim, as coisas estão andando bem rápido. Isso vai mudar a economia e os rumos do desenvolvimento para os Estados de Roraima e Amazonas, que serão acelerados o bastante”, disse De Carli.
O ex-senador e presidente do MDB, Romero Jucá, afirmou ao ministro dos Transportes, Renan Filho, que a obra é fundamental para o desenvolvimento econômico de Roraima e toda a Região Norte. “Muda a nossa logística, muda tudo. Muda a logística de comercialização e de produção. Então, é muito importante que a gente possa retomar, ministro Renan. E possa, efetivamente, já resgatar essa situação. Porque essa estrada vai mudar, não só Roraima, mas a Amazônia Ocidental”, disse Jucá.
Sobre a obra
A empresa brasileira Queiroz Galvão foi selecionada para realizar a construção do primeiro trecho da obra, abrangendo uma extensão de 121 quilômetros entre Linden e Mabura Hills. A fase do projeto tem previsão de conclusão para junho de 2025, de acordo com informações fornecidas pela empresa responsável pela execução.
A fase inicial consiste na construção de uma rodovia de duas pistas que, atualmente, está sendo erguida com a utilização de areia e terra. O objetivo final é transformar a superfície em concreto asfáltico. Além disso, o projeto engloba a criação de uma pista exclusiva destinada a ciclistas e pedestres. A medida tem como propósito fomentar a segurança e a mobilidade sustentável na região, incentivando o uso de meios de transporte não motorizados.
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