Deputados da Comissão de Educação do AM visitam escolas estaduais em Manaus

Em visita surpresa, parlamentares avaliaram as medidas tomadas pelo governo do estado, para a retomada das aulas presenciais (Reprodução/Divulgação)

Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium

Manaus – A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE/AM) realizou nesta terça-feira,4, uma fiscalização surpresa em duas escolas estaduais das Zonas Leste e Norte de Manaus.

Os parlamentares Alessandra Campelo (MDB), Terezinha Ruiz (PSDB) e Sinésio Campos (PT), conheceram in loco quais as ações da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seduc) para a retomada das aulas presenciais na próxima segunda-feira, 10 de agosto. As aulas presenciais serão retomadas apenas para 110 mil alunos do ensino médio e Ensino de Jovem e Adultos (EJA).

PUBLICIDADE
Parlamentares se posicionaram nos espaços para medir a distância adequada entre os alunos em sala de aula (Reprodução/Divulgação)

A visita começou pela zona norte de Manaus na Escola Estadual Frei Mário Monacelli, onde foi constatado que a escola já está 100% pronta para receber os alunos.

A presidente da Comissão de Educação, deputada Terezinha Ruiz (PSDB) disse que a comissão fiscalizou se os protocolos de segurança estão sendo seguidos. “Todos os procedimentos necessários estão sendo tomados pela Seduc para que alunos e professores possam entrar e sair sem serem contaminados pela Covid-19”, destacou a parlamentar.

Em seguida foi a vez da Escola Estadual Roderick Castelo Branco, localizada no bairro São José, Zona Leste de Manaus. Na escola os deputados constataram que o ambiente ainda não está totalmente concluído, mas, na avaliação dos dois parlamentares, nada que impeça o retorno previsto para o dia 10, segunda-feira.

Bom retorno

Segundo o deputado estadual Sinésio Campos (PT), as medidas de segurança adotadas diante dos riscos de contágio de alunos, professores e servidores, podem assegurar um bom retorno do ano letivo.

“Entendo que os estudantes precisam retomar as atividades educacionais para evitar a perda do ano letivo, preparativos ao Enem e outras modalidade. Aqui nessa visita tivemos a certeza de que a Seduc está cumprindo todas as medidas de segurança, dando condições para esse recomeço”, avaliou Sinésio.

De acordo com o secretário de educação, Luís Fabian, 85% das escolas que reabrirão no dia 10 já estão adaptadas e 15%, em andamento. A volta às aulas presenciais da rede pública estadual de ensino será de maneira gradativa e escalonada, inicialmente em 123 unidades da capital.

O retorno às aulas tem sido um dos grandes debates nacionais nesse período de pandemia (Reprodução/Internet)

Luis Fabian reforçou, ainda, o comprometimento do Governo do Amazonas com a segurança e o bem-estar dos estudantes e servidores. “Nós conseguimos um recurso junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e realizamos uma licitação pública nacional, nos moldes exigidos pelo banco, para aquisição de EPIs dos mais variados gêneros”, informou.

O gestor elencou os materiais adquiridos. “São mais de um milhão de máscaras em tecido lavável e antimicrobiano, com três camadas de proteção; máscaras de proteção, as face shields, para merendeiras e o pessoal que faz atendimento ao público; tapete sanitizante; e instalação de pias na frente das escolas e nas áreas de lavatório, além de outros equipamentos, como dispensadores de álcool gel em todas as salas e corredores, luvas, aventais e toucas para o pessoal da cozinha”, acrescentou o secretário.

Divisão em blocos

Para viabilizar medidas de distanciamento será necessário, segundo a Seduc, o escalonamento das turmas. Para isso, as escolas deverão dividir os alunos em blocos formados por A e B, considerando que os blocos permitirão turmas formadas com 50% da sua totalidade.

Ao adotar o escalonamento em blocos, as escolas irão funcionar sempre com 50% do público total. Bloco A – aulas nas segundas e quartas-feiras, presencialmente, já o Bloco B aulas nas terças e quintas-feiras, presencialmente.

Segundo a pasta governamental, em duas semanas de aula os conteúdos serão revisados e posteriormente uma avaliação será feita para saber o desempenho individual de cada aluno.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.