Documentário que retrata a luta dos Uru-Eu-Wau-Wau ‘leva’ dois prêmios em festival internacional de cinema

Indígena do Povo Uru-eu-wau-wau em cena do documentário.(Divulgação)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – O documentário ‘The Territory’ (‘O Território’, em português), que retrata a luta do povo Uru-Eu-Wau-Wau contra agricultores e mineradores que invadiram o território protegido desses indígenas, em Rondônia, foi o vencedor, na sexta-feira, 28, em duas categorias do Festival de Sundance 2022. A obra do diretor Alex Pritz foi gravada na Amazônia e levou dois troféus: o “Prêmio do Público” e um “Prêmio Especial do Júri”.

Além da direção de Pritz, a obra foi, também, produzida por Will N. Miller, Sigrid Dyekjær, Lizzie Gillett e Anonymous. “Simplesmente deslumbrado com a resposta ao nosso filme! Obrigado, @sundance!!!”, disse o diretor do documentário, no Instagram, ao receber a notícia sobre a premiação.

Cena do documentário ‘The Territory’ (Divulgação)

A história tem início com o povo indígena Uru-Eu-Wau-Wau vendo a população diminuir e a cultura ser ameaçada por incursões ilegais de extração de madeira e mineração ambientalmente destrutivas e, mais recentemente, invasões de grilagem de terras. Participam do documentário, jovens líderes indígenas como Bitate e Ari, junto à mentora e ativista ambiental Neidinha, mãe da também ativista Txai Suruí, que discursou na abertura da 26ª Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP26).

PUBLICIDADE

Também nas redes sociais, Txai Suruí comemorou a premiação do documentário. “Vencemos como melhor documentário!!!!”, disse ela, após o anúncio da premiação do documentário como Prêmio Especial do Júri. “Mais um prêmio!!! Preferido do público”, voltou a comemorar na segunda categoria.

Tuíte de Txai Suruí (Reprodução/ Twitter)

Festival Sundance de Cinema

O Festival de Sundance 2022 teve início em 20 de janeiro e encerra neste domingo, 30. Filmes de diretoras como Lena Dunham e Amy Poehler, produções estreladas por John Boyega, Dakota Johnson e Karen Gillan, além do brasileiro “Marte Um”, de Gabriel Martins, participaram da seleção.

Após os nove dias, 84 longas-metragens e 59 curtas-metragens, e a deliberação do júri, os filmes premiados serão exibidos online, na plataforma do Festival, neste sábado, 29, e no domingo, 30.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.