‘É a primeira vez que Prefeitura de Manaus não pagará artistas’, diz nota do município sobre TCE-AM

Assinatura visual do evento #SouManaus Passo a Paço 2023 (Divulgação/PMM)
Jefferson Ramos – Da Revista Cenarium Amazônia*

MANAUS (AM) – A Prefeitura de Manaus afirmou na noite desta quarta-feira, 30, que vai recorrer da decisão temporária do conselheiro Josué Cláudio, do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), que suspendeu a bilheteria para o festival “Sou Manaus – Passo a Paço”. Em nota, a Prefeitura afirmou que “é a primeira vez que não desembolsará nenhum recurso público para o pagamento de cachê de artistas, maior parte da infraestrutura e organização do festival”.

O texto reforça, ainda, que a Prefeitura não foi oficialmente notificada da decisão concedida em resposta à representação apresentada pelo vereador William Alemão (Cidadania) que alegou a suposta falta de transparência na contratação da empresa “Nosso Show Gestão de Eventos LTDA – Pump” pela Manauscult e Prefeitura de Manaus, organizadoras do evento. A Prefeitura informou que pedirá reconsideração do conselheiro.

“A Prefeitura de Manaus foi surpreendida com a notícia da decisão monocrática do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Josué Neto, que suspende a venda de 2,5 mil ingressos para o evento “#SouManaus Passo a Paço 2023”, respondeu o Executivo municipal.

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Na decisão, o conselheiro estipula prazo de 24 horas para a Prefeitura apresentar documentos relevantes ao evento, sob pena de suspensão da realização do evento. Uma das principais atrações do evento é o DJ francês David Guetta.

Leia também: TCE-AM suspende bilheteria do #SouManaus; Prefeitura de Manaus tem 24h para se manifestar
Ingressos gratuitos

No último dia 24 de agosto, a Prefeitura de Manaus divulgou o patrocinador na Cota Máster do Edital de Chamamento Público N° 007/2023, publicado no Diário Oficial do Município (DOM), na edição 5649, de 14 de agosto de 2023.

Pelo rito do Diário Oficial do Munic, a Manauscult recebeu duas propostas para a Cota Máster, no entanto, uma das propostas foi desclassificada devido a impedimentos e ausência de documentação exigida no item 11, subitem 8.1 do edital, tornando, assim, a empresa “Nosso Show Gestão de Eventos Ltda” habilitada para a cota patrocínio – Cota Máster.

Bilheteria

A Prefeitura informou, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), que a empresa Pump Manaus pagou ao poder público para ter direito à comercialização dos ingressos de camarote e a um número limitado de ingressos de frente para o palco, no front stage, que equivale a 3%. O restante, 97%, continuam gratuitos à população na edição deste ano do “Sou Manaus”.

A Prefeitura destacou que das 150 mil pessoas esperadas por noite, no evento, apenas 2,5 mil poderão adquirir, caso queiram, ingressos de front stage com open bar, nos dois principais palcos. A exploração comercial é uma contrapartida para a empresa vencedora do edital de patrocínio, que desembolsou R$ 2 milhões pela Cota Máster.

De acordo com a Prefeitura, a prática é comum em grandes eventos, tais como o Carnaval do Rio de Janeiro e da Bahia e o Festival Folclórico de Parintins. Este recurso, somado aos dos patrocinadores e apoiadores, custeará R$ 22 milhões dos R$ 28 milhões estimados para a realização do evento.

Editado por Eduardo Figueiredo
Revisado por Adriana Gonzaga
(*) Com informações da Prefeitura de Manaus
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