‘É um passo para mudança’, declara primeira mulher trans a participar do Miss Manaus

Em entrevista à REVISTA CENARIUM, a influenciadora falou sobre a importância de ser a primeira mulher trans a disputar a coroa (Arquivo pessoal)
Eduardo Figueiredo – Da Revista Cenarium

MANAUS – A estudante de Publicidade Ariana Paes, 25, é a primeira mulher transexual a participar do concurso de Miss Manaus, na categoria Universo. O anúncio aconteceu nesse sábado, 1º, no perfil oficial do concurso no Instagram. Em entrevista à REVISTA CENARIUM, a influenciadora falou sobre a importância de ser a primeira mulher trans a disputar a coroa e contou detalhes de sua preparação para a final, que ainda não tem data definida.

“Ser a primeira trans a participar de um concurso desse é de muita importância e de extrema representatividade. Eu acho que é um passo para mudança. Não é porque a gente é mulher trans que a gente não pode estar inserida em todos os lugares. Então, eu acho que é um passo para que nos enxergue de uma forma diferente, que a gente pode, sim, estar inclusa em tudo”, afirma Ariana.

Ariana Paes é a primeira mulher trans a participar do Miss Manaus (Arquivo pessoal)

Nascida e criada em Manaus, Ariana trabalha como influenciadora digital, modelo e DJ. Com quase 26 mil seguidores no Instagram, a ativista também usa as redes sociais para dar visibilidade às causas LGBTQIAP+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais/Transgêneros/Travestis, Queer, Intersexual, Assexual, Pansexual). “Como influenciadora, eu já tenho um trabalho consolidado. Já viajei para fazer trabalhos em Salvador e já fiz trabalhos com a Gkay”, disse a influenciadora, que incentiva outras meninas trans a participarem do concurso.

PUBLICIDADE

“Tenho certeza que muitas meninas vão se sentir representadas e eu me inscrevi no concurso exatamente por isso, porque eu queria motivar outras meninas a serem quem elas são. Por muitos anos esse universo trans foi marginalizado de uma forma errada, no qual a gente não conseguia trabalhar, a gente não consegue emprego, a gente não consegue ser inserida no mercado de trabalho. Então, eu acho que é uma mudança, é uma chave virada para que coisas melhores aconteçam não só para mim, mas para todas as outras que virão e que sonham também com isso”, ressaltou Paes.

Leia também: Concurso altera decisão e elege amazonense como Mini Miss Brasil 2023

Ariana também trabalha como DJ (Arquivo pessoal)

A influenciadora, que em janeiro deste ano conseguiu trocar o nome na Certidão de Nascimento e foi oficialmente reconhecida como Ariana Batista Paes Barreto Pinto, comenta sobre o sentimento de participar do concurso. “Até agora eu não consigo nem te explicar direito o que eu estou sentindo, porque é incrível e eu fico muito feliz que eles abriram o espaço e deram essa oportunidade para todos os tipos de mulheres. Porque é isso. O Brasil é isso. É diversidade, são vários tipos de corpos e é importante todo mundo se sentir representado”.

Ariana conseguiu trocar o nome no Registro de Nascimento (Reprodução/Instagram)

Causas

Ativista engajada com causas sociais da comunidade LGBTQIAP+, Ariana planeja usar toda a visibilidade do concurso para defender bandeiras de pessoas minorizadas pela sociedade. “Não tem como eu falar sobre causas e não falar da minha causa em específico, que é a causa LGBTQIAP+, porque a letra T é a minoria da minoria, então a gente sempre é esquecida de tudo, a gente sempre é julgada”, lembra a candidata ao miss Manaus, que aproveita para destacar o trabalho realizado pela Casa Miga.

“Tem uma casa de acolhimento aqui, em Manaus, que é a Casa Miga, que eles ajudam essas pessoas. Eles fazem com que as pessoas estudem, eles dão abrigo para essas pessoas, então eu queria muito ajudar isso”, afirma a influenciadora, que também quer ajudar pessoas em situação de rua e animais abandonados.

“Aqui, na frente da minha casa, tem muitos animais abandonados, eu queria ajudar os animais que ficam na rua. É muito triste você ver os bichinhos assim. Além disso, ajudar as pessoas em situação de rua, que não tem o que comer. Por um tempo eu até participei de uma ação social, que é a ‘sopaterapia’. A gente se juntava para fazer sopas e saía entregando pelas ruas do Centro. Eu queria muito voltar a fazer isso, mas por conta da correria, comecei a faculdade agora, então acabou que eu não estava mais conseguindo ajudar”.

Leia também: Jornalista e modelo parintinense representa o Amazonas no ‘Miss Beleza T Brasil’

A candidata já tem experiência como modelo (Arquivo pessoal)

Preparação

Ariana Paes, que já trabalha como modelo, conta que se inspira na Miss Amazonas e Miss Brasil 2018, Mayra Dias. Assim como Mayra, Ariana também pretende conquistar a coroa de miss e a experiência como modelo vai ajudar na preparação.

“Amanhã, estou entrando na academia, eu já tenho um pouco de noção de passarela, já tenho um pouco de noção do universo da moda, do universo miss. Vou volta a ter aulas de passarela, vou fazer alguns procedimentos, mas nada tipo cirurgia plástica, não é isso, mas vou dar uma melhoradinha. Vou cuidar do meu cabelo, cuidar da minha pele e o principal é estudar. Eu vou estudar muito, porque são perguntas pertinentes”, revelou a candidata ao título de Miss Manaus

Ariana já está se preparando para a competição (Arquivo pessoal)

“Ser miss é um papel muito importante na sociedade. De representatividade, é muito importante. Então, eu preciso estudar, eu vou estudar bastante, eu vou ler muito e claro me preparar para o dia e estar belíssima”, finalizou.

Veja as candidatas ao Miss Manaus 2023:

Quem pode participar do concurso?

  • Mulheres solteiras, casadas e divorciadas
  • Com filhos (não gestante)
  • Mulheres trans (necessário ter documentação)
  • Idade entre 18 e 27 anos

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.