Educação midiática será tema de evento contra desinformação no Amazonas

O evento será realizado pelo coletivo Abaré - Escola de Jornalismo, que há três anos pauta o tema em Manaus (Reprodução)
Adrisa De Góes – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – Jornalistas, ambientalistas, produtores culturais, professores e estudantes da área da comunicação vão se reunir para debater sobre educação midiática, no evento “Manaus contra a desinformação”. O encontro será realizado na capital amazonense, no próximo dia 27 de maio, no Impact Hub, localizado na avenida Ephigênio Salles, bairro Aleixo, Zona Centro-Sul.

A proposta é uma campanha coletiva voltada aos cidadãos amazonenses, que visa transmitir orientações de como se informar de forma correta e assertiva na internet, além de combater o compartilhamento de informações falsas. O evento será realizado pelo coletivo Abaré – Escola de Jornalismo, que há três anos pauta o tema em Manaus.

À REVISTA CENARIUM, a coordenadora do evento, Jullie Pereira, ressalta que o encontro estará aberto a toda e qualquer pessoa interessada no combate à desinformação. “O ‘Manaus Contra a Desinformação’ é um festival de comunicação que nasce como uma forma de pautar a educação midiática e o jornalismo local”, ressalta.

PUBLICIDADE
Jullie Pereira, coordenadora da Abaré – Escola de Jornalismo (Reprodução/Redes sociais)
Leia também: Após Telegram disseminar fake news, Moraes ameaça suspender plataforma

A responsável em promover o debate destaca ainda que é preciso garantir a participação no evento através de inscrição eletrônica, disponível na internet ou através das redes sociais do coletivo. A realização do evento é apoiada pelos grupos “Minha Manaus”, “Ponta de Lança”, “Puxirum do Bem Viver”, “Cepecompany” e “Intervozes”.

Recém-formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Lina Sabóia acredita que eventos que integram estudantes de comunicação com profissionais que atuam na área, e lidam diretamente com as fake news, são formas de lutar na era pós-verdade.

“Na minha época de graduação tive a oportunidade de participar de um desses eventos e isso me ajudou a enxergar e pensar em maneiras de combater as fakes news, algo que trago comigo no mercado de trabalho”, afirma.

Sobre o coletivo

Há três anos, a Abaré-Escola visita escolas da rede pública e faculdades para falar sobre educação midiática. O coletivo atua pautado na premissa de que educadores são importantes agentes na multiplicação desse conhecimento e que crianças e adolescentes são o público alvo final da iniciativa.

Membros da Abaré em evento sobre educação midiática realizado no Parque das Tribos, zona Oeste de Manaus (Reprodução/Redes Sociais)
Leia também: Em Manaus, Manuela d’Ávila defende aprovação do projeto de lei que combate as fake news
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.