Início » Entretenimento » ‘Efeito Juliette’: especialista explica estratégia que transformou advogada anônima em fenômeno digital
‘Efeito Juliette’: especialista explica estratégia que transformou advogada anônima em fenômeno digital
A nordestina Juliette Freire bateu recordes ao longo do programa (Reprodução/Instagram)
Compartilhe:
05 de maio de 2021
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium
MANAUS – Antes anônima, agora campeã do Big Brother Brasil (BBB) 21. A advogada e maquiadora paraibana Juliette Freire venceu a edição deste ano, com uma trajetória marcada por momentos inspiradores e, entre altos e baixos, conquistou o prêmio de R$ 1,5 milhão. Além do valor – até o fim do programa – ela arrastou ainda uma legião de quase 24 milhões de seguidores e bateu recordes. Mas o que a advogada fez, lá dentro ou aqui fora, que a alavancou ao estrelato? Como foi possível sair dos 4 mil seguidores que tinha no início da edição, para o número atual que não para de aumentar?
O consultor em Marketing Digital, Gabriel Araújo, afirma que além da gestão das redes sociais da ex-participante – com cerca de 20 pessoas trabalhando para mantê-las atualizadas – está o fator humano. “O que favoreceu todo esse cenário foi o fator humano, porque a Karol Conká, por exemplo, tinha toda uma gestão de redes sociais, também com interação de público, mas devido à ‘vilania’ dela não teve o mesmo boom que a Juliette”, confirmou o consultor.
PUBLICIDADE
O especialista ainda indicou outros três fatores que influenciaram muito no grande engajamento nas redes sociais de Juliette. Essa métrica é a soma de interações como curtidas, comentários e compartilhamentos. De acordo com a Desbrava Data, empresa especializada em marketing, ainda no início de abril, a paraibana tinha no Instagram a taxa de 7,6% de engajamento. O número já era superior às interações de Anitta (1,7%), Manu Gavassi (1,4%) e Beyoncé (1,2%).
“Exposição: o fato dela estar num programa em rede nacional fez com que fosse vista. Fator humano: ações, reações, frases dela em meio aos acontecimentos que lhe fizeram conquistar o apoio da massa. Karol Conká: a criação de um vilão fez com que se potencializasse a necessidade de um mocinho, por isso o crescimento dela se deu de forma mais rápida. Na internet, as pessoas gostam de se envolver em embates x versus y, onde geralmente se posicionam”, detalhou o consultor.
Recordes
A trajetória da advogada no BBB21 foi marcada por uma sucessão de recordes. Na noite dessa terça-feira, 4, Juliette bateu um recorde de quase 20 anos. Com 90,15% dos votos, a paraibana se tornou a vencedora com o maior percentual de votos em uma final tripla desde Kleber Bambam (68%), vencedor da primeira edição do programa. Na disputa com Juliette, em segundo lugar ficou Camilla de Lucas, com 5,23% dos votos, e Fiuk em terceiro, com 4,62%.
A campeã também superou a cantora pop norte-americana Billie Eilish na madrugada desta quarta-feira, 5, no Instagram. A publicação que anunciava a vitória da advogada e maquiadora recebeu um milhão de curtidas em apenas 3 minutos. O recorde de Billie Eilish era de um milhão de likes (curtidas) na rede social em apenas 5 minutos.
Juliette ainda se tornou a segunda BBB mais seguida do Instagram, superando Grazi Massafeira, que tem 23,4 milhões de seguidores. Com os atuais 25,9 milhões, a nova campeã do reality show está atrás apenas de Sabrina Sato com seus 29,6 milhões.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Cookies Estritamente Necessários
O cookie estritamente necessário deve estar ativado o tempo todo para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.
Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.