Eleição adiada: Macapá inicia dezembro como única capital sem conhecer novo prefeito

As eleições foram adiadas na capital do Amapá por falta de segurança, já que o estado enfrentava uma crise energética (John Pacheco/G1)

Com informações do G1

MACAPÁ, AP – Macapá inicia o mês de dezembro ainda sem saber qual será o prefeito da cidade pelos próximos 4 anos. As eleições foram adiadas na capital do Amapá por falta de segurança, já que o estado enfrentava uma crise energética e a Justiça Eleitoral não garantia a realização do pleito. O 1º turno foi agendado para o próximo domingo, 6. Se houver 2º turno, ele acontece em 20 de dezembro.

O apagão iniciou no dia 3 de novembro, após um incêndio na principal subestação do estado. Há uma semana, o governo federal e a distribuidora de energia garantiram que foi restabelecido em 100% o fornecimento de eletricidade no estado.

PUBLICIDADE

Nas outras 15 cidades do Amapá, as eleições ocorreram no dia 15 de novembro. No último domingo, 29, ocorreu o 2º turno de 57 cidades pelo país, totalizando os mais de cinco mil eleitos para as prefeituras.

São 292,7 mil eleitores aptos em Macapá, os últimos entre as capitais a irem às urnas, em 703 seções eleitorais, das 7h às 17h. Serão eleitos um prefeito, um vice-prefeito e 23 vereadores.

A capital é a única cidade do Amapá que tem mais de 200 mil eleitores e, portanto, está apta a ter 2º turno na disputa para os cargos de prefeito e vice-prefeito.

Dez candidatos concorrem ao maior cargo do Executivo municipal. Conheça-os.

Novas datas

Em junho, uma emenda constitucional já havia transferido as eleições municipais deste ano, em todo o país, para os dias 15 e 29 de novembro, em razão da pandemia de Covid-19. No entanto, no dia 11, às vésperas do 1º turno, surgiu o pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP).

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acatou a solicitação e a corte regional sugeriu 13 e 27 de dezembro para a realização do pleito, mas as datas geraram repercussões tanto positivas quanto negativas.

Nove dos 10 candidatos à prefeitura se uniram para pedir que o pleito acontecesse nos dias 29 de novembro e 13 de dezembro. A corte decidiu mudar as datas, mas para 6 e 20 de dezembro.

A medida afetou somente a capital porque o TRE-AP considerou que nas outras localidades a segurança do eleitor poderia ser mantida sob controle, com o aparato de segurança disponível.

Segurança

O governo do Estado já divulgou como pretende realizar o policiamento e garantir a segurança do pleito em Macapá no domingo.

Serão utilizados, ao todo, 1.467 agentes de agências federais, estaduais e municipais. O trabalho ocorrerá tanto nas ruas e avenidas da cidade, quanto no ambiente de redes sociais.

Logística

Com os trabalhos concentrados para Macapá, o TRE-AP faz a distribuição de 850 urnas eletrônicas (incluindo as de contingência) nos 146 locais de votação no sábado, 5.

Nesta terça-feira, 1º, acontece a audiência de carga e lacre dos equipamentos, uma das principais etapas de preparação das eleições. A cerimônia consiste na inserção de arquivos com dados dos candidatos e dos eleitores de cada seção eleitoral nas urnas, que, em seguida são lacradas.

Regras

Os eleitores podem votar das 7h às 17h, com horário preferencial para maiores de 60 anos entre 7h e 10h.

A apresentação do título de eleitor não é obrigatória, basta um documento oficial com foto. É obrigatório o uso de máscara facial e higienização das mãos ao entrar e sair da sala de votação.

O TRE-AP ressalta que os eleitores que apresentem febre ou tenham sido diagnosticados com Covid-19 nos 14 dias anteriores à data da eleição não devem comparecer à votação. Até 60 dias após o turno de votação, é possível justificar o voto mediante comprovação do motivo da ausência. A justificativa também pode ser feita pelo aplicativo.

A ordem de votação é: vote no candidato a vereador, com 5 dígitos, e em seguida, no candidato a prefeito, com dois dígitos. Antes de apartar confirma, o eleitor deve aguardar aparecer a foto do candidato na tela da urna.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.