Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
16 de novembro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Da Revista Cenarium*

MANAUS – Em alusão ao Dia Mundial da Limpeza, a Prefeitura de Manaus e o Comando do 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil realizaram neste sábado, 19, uma ação social que retirou cerca de uma tonelada de lixo do maior igarapé de Manaus. Garrafas de plástico, isopor, restos de televisão e geladeira foram alguns dos resíduos sólidos recolhidos do igarapé do Parque Municipal do Mindu, no Parque 10, na Zona Centro-Sul.

A estimativa do peso do lixo foi divulgada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas). A retirada dos resíduos sólidos do igarapé foi realizada por um grupo de 25 militares. Eles recolhiam os objetos com a mão e os ensacavam, para que fossem destinados ao aterro sanitário da cidade.

O igarapé do Mindu tem 22 quilômetros de extensão e corta Manaus de Leste a Oeste. O Parque do Mindu, localizado entre a nascente e a foz, foi criado para preservar as águas do igarapé, mas ele recebe resíduos de 14 comunidades que existem entre o início das águas até o parque.

Militares retiraram resíduos manualmente e ensacaram para levar ao aterro sanitário da cidade (Ingrid Anne/ Semcom)

Gestor do Parque Municipal do Mindu, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), José Feitoza, explicou que a ação deste sábado faz parte de um programa de ação e sensibilização desenvolvido de julho a novembro. Ele lembrou, também, que a parceria da prefeitura com a Marinha do Brasil acontece pelo segundo ano consecutivo.

“Durante o período do verão amazônico, nós aqui do Parque do Mindu, fazemos várias ações de sensibilização. A Marinha tem sido nossa parceira pelo segundo ano com a presença de militares fazendo a retirada de resíduos flutuantes. Essa mesma ação tem sido desenvolvida pela Marinha em toda a Amazônia Legal”, mencionou.

Devido à pandemia do novo coronavírus, neste ano, não será realizado o Dia D de Combate aos Resíduos Sólidos, que mobiliza a sociedade para uma ação de coleta em outubro. “Estamos trabalhando de forma diferenciada neste ano, apenas com os militares do Distrito Naval para a retirada dos resíduos. A população, que todos os anos participa das nossas ações, está participando este ano virtualmente”.

Atualmente, o parque municipal do Mindu encontra-se fechado para a visitação por conta das medidas de prevenção à Covid-19.

(*) Com informações da assessoria