Em Cuiabá, governador de Mato Grosso define pré-candidato a prefeito

Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (UB), e o deputado Eduardo Botelho, pré-candidato nas eleições municipais de Cuiabá (Composição de Paulo Dutra/Revista Cenarium)
Davi Vittorazzi – Da Revista Cenarium

CUIABÁ (MT) – Governador de Mato Grosso e presidente estadual do União Brasil (UB), Mauro Mendes definiu nesta quinta-feira, 15, quem será o pré-candidato pelo partido a concorrer à Prefeitura de Cuiabá. O escolhido foi Eduardo Botelho, que é deputado e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

O secretário de Estado da Casa Civil, Fábio Garcia, era outro concorrente à vaga dentro da legenda. Fábio foi eleito deputado federal e é afilhado político de Mendes, que desde o início da disputa demonstrava interesse na escolha. A convite do chefe do Executivo estadual, Fábio foi chamado para comandar a secretaria e ficar mais próximo da população, já que ficava mais em Brasília (DF) em razão do cargo.

Apesar disso, Botelho se mantém firme e sempre disse que seria pré-candidato à prefeitura, chegando a dizer que poderia deixar o partido. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), fez o convite para o presidente da Assembleia Legislativa (AL) ingressar no partido dele para concorrer ao cargo de prefeito na capital mato-grossense.

PUBLICIDADE
Mauro Mendes e Eduardo Botelho juntos na ALMT.
Presidente do União Brasil no Estado definiu escolha do partido (Reprodução/ALMT)

Com a decisão do presidente do União Brasil, Fábio Garcia se manifestou nas redes sociais, agradeceu quem o apoiou e lamentou a escolha. “O sonho foi adiado, mas não interrompido”, disse.

Após o anúncio nesta quinta, Botelho, agora pré-candidato, falou com a imprensa em uma coletiva. O deputado informou que o governador teve uma conversa com ele, em que o parlamentar se comprometeu em fazer uma gestão técnica.

“Uma das coisas que o governador conversou, ontem, comigo, foi isso, eu faria uma gestão técnica para realmente ‘arrumar’ Cuiabá, e eu disse para ele: ‘o senhor conhece o meu perfil, o senhor sabe da minha origem'”, destacou.

Eduardo Botelho também disse que não seria como a atual gestão do Executivo municipal, e que, por isso, não procurou apoio do prefeito da capital, Emanuel Pinheiro (MDB). O atual prefeito é rival do governador.

Outros possíveis candidatos

A capital ainda tem nomes já definidos e outras disputas internas em partidos e federações. Um dos casos é o do deputado estadual Lúdio Cabral, que foi escolhido nas prévias do PT de Cuiabá. No entanto, ainda é aguardada uma orientação, da Direção Nacional, em que a ex-deputada federal Rosa Neide é cotada como escolha favorita.

Abílio Brunini (PL), que é deputado federal, chegou a disputar o segundo turno nas eleições de 2020 para o cargo de prefeito. À época, ele recebeu 48,85% dos votos, porém, perdeu para Emanuel, que teve 51,15%. Ele já se colocou como pré-candidato para concorrer, novamente, pelo mesmo partido.

Ex-candidato ao governo estadual, o pastor Marcos Ritela (PTB) ficou na terceira colocação, nas eleições de 2022, com 14,34% dos votos (233.543). Ele também já confirmou ser pré-candidato da sigla na capital.

Leia mais: MP quer redução de verba indenizatória aprovada por vereadores em cidade de Mato Grosso
Revisado por Adriana Gonzaga
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.