Em Manaus, feira criativa vai abordar economia e meio ambiente com 70 expositores

A feira da FAS será um 'esquenta' para as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho (Reprodução/Divulgação)
Mencius Melo – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – Com 70 expositores artesanais, debate sobre economia verde, espaço kids, programação cultural e roda de conversa educativa sobre meio ambiente, acontece no domingo, 28, a feira da Fundação Amazonas Sustentável (FAS): a Feira da FAS. O evento acontecerá na sede da entidade, localizado na rua Álvaro Braga, 351, bairro Parque 10, Zona Centro-Sul de Manaus, das 8h às 19h. A entrada no evento é gratuita.

Nos stands de venda dos empreendedores verdes, produtos de origem florestal, cosméticos e itens de beleza, itens colecionáveis, gastronomia e produtos de origem medicinal da Amazônia. Além de reunir agentes da economia ambiental, a Feira da FAS é um ensaio para as celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. Tanto é que às 10h30 está programada a roda de conversa com o tema: “Meio Ambiente e reciclagem: como eu posso ser parte?”, no auditório da fundação.

Os produtos dos expositores estarão à disposição do público consumidor na Feira da FAS (Reprodução/Divulgação)

De acordo com Cristine Rescarolli, coordenadora da Feira da FAS, em entrevista à REVISTA CENARIUM, iniciativas como a feira e os debates propostos no interior dela são importantes para amadurecer projetos e propostas. “A cidade de Manaus é uma cidade industrializada, grande e bem urbana, mas temos uma taxa de reciclagem somente de 2%, e boa parte desse número vem da indústria, então, o material produzido pelo pós-consumo, que é resultado do consumo da população, raramente são enviados para a reciclagem. Manaus, infelizmente, não possui coleta seletiva”, lamentou.

PUBLICIDADE

Reciclagem insipiente

Ainda de acordo com Rescarolli, Manaus possui poucos equipamentos para a reciclagem e menos ainda em matérias de políticas públicas. “O que temos são 50 pontos de entrega voluntária, as PEVs, inclusive, oito dessas PEVs foram entregues pela FAS à população, nos últimos anos. O que temos mesmo são algumas associações que trabalham com reciclagem. Então, é um quadro muito incipiente, e o que queremos nesse debate é fazer com que as pessoas cobrem do poder público e que as próprias pessoas destinem melhor o seu resíduo”, adiantou.

Público presente na Feira da FAS (Reprodução/Divulgação)

Quanto aos empreendedores, Cristine explicou os conceitos de seleção. “Selecionamos a partir de um formulário via site da fundação e a cada edição escolhemos conforme a temática do evento, o alinhamento aos propósitos da FAS e aos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável. Além dessa etapa, temos uma curadoria que os avalia em conformidade com os propósitos da feira”, detalhou. “Somos uma grande vitrine para esses empreendedores que, por meio da Feira da FAS, entram em contato com um público consumidor do bairro Parque 10 de novembro e adjacências”, finalizou.

Leia mais: No Amazonas, nova lei incentiva atuação da sociedade civil em ações de desenvolvimento social
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.