Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
30 de novembro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Um grupo de manifestantes se reuniu na manhã deste domingo, 14, na avenida das Torres, na zona Norte de Manaus, em apoio ao presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (sem partido), para protestar contra o Supremo Tribunal Federal (STF). No local, pessoas vestidas de verde e amarelo inflaram um boneco gigante do presidente e gritaram palavras de ordem.

A “megacarreata” organizada por movimentos de direita começou por volta das 10h e se juntou aos protestos pelo País, que também ocorrem em cidades como Belo Horizonte, em Minas Gerais; Brasília, no Distrito Federal; Fortaleza, no Ceará; e em algumas cidades de São Paulo, como Rio Preto e São Carlos.

Manifestantes levaram um boneco gigante do presidente Bolsonaro (Reprodução/Internet)

Em Manaus, além do boneco gigante, os manifestantes colocaram músicas e o Hino Nacional para homenagear Bolsonaro, enquanto algumas pessoas começavam a se organizar para percorrer pelas ruas da capital. Os participantes requisitavam, ainda, vacinação para a população e criticaram as medidas restritivas de isolamento social, além de pedirem a redução do combustível.

“Eu tenho certeza que todos aqueles que vieram, trazem suas esperanças e indignações. A esperança de que, cada vez mais, o Brasil traga a vacina. A indignação é de ver as liberdades individuais sendo roubadas. As pessoas não podem mais nem se reunir com a família dentro de casa, que correm risco da polícia invadir, porque reuniu os seus familiares”, desabafou um participante de Manaus, identificado como Chico.

A carreata começou a sair da avenida das Torres por volta das 10h30 e está programada para encerrar na Ponta Negra, na zona Oeste da capital, ponto tradicional de encontro de apoiadores do presidente Bolsonaro e de manifestantes em geral.

Belo Horizonte

Na capital de Minas Gerais, a manifestação pró-Bolsonaro reuniu os apoiadores do presidente na Praça do Papa, na região Centro-Sul da capital mineira. A carreata seguiu em direção à Praça da Liberdade, mesma região da cidade. No ato, os apoiadores de Bolsonaro, também vestidos de verde e amarelo, promoveram um ‘buzinaço’.

Concentração para a carreata aconteceu na Praça do Papa, Região Centro-Sul em BH (Gladyston Rodrigues/EM/DA Press)

Brasília

Em Brasília, o ato ocorreu na Esplanada dos Ministérios. Os manifestantes também protestaram contra as medidas restritivas de lockdown e toque de recolher no Distrito Federal. Carros se enfileiraram em direção ao Congresso Nacional, enquanto algumas pessoas iam a pé e sem máscaras de proteção contra a Covid-19.

Parte dos manifestantes do protesto não utilizam máscara (Jéssica Moura/CB/D.A Press)

São Paulo

Em Rio Preto e São Carlos, municípios do interior de São Paulo, os manifestantes pró-Bolsonaro foram às ruas aos gritos de “fora Dória” e a favor do tratamento precoce contra o novo coronavírus, além de se posicionarem contra o Supremo Tribunal Federal (STF).

Ceará

Em Fortaleza, capital do Ceará, um grupo de manifestantes pró-Bolsonaro se reuniu na avenida Raul Barbosa. Algumas pessoas aparecem sem máscara de proteção, enquanto percorriam as ruas da cidade.