Em Manaus, Policlínica Codajás vai ter setor pré-natal de alto risco ampliado

Maca de ambulatório na Policlínica Codajás (Douglas Santos/SES-AM)
Da Revista Cenarium Amazônia*

BRASÍLIA (DF) – O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou na segunda-feira, 6, na Policlínica Codajás, a entrega do setor Pré-Natal de Alto Risco totalmente ampliado. Com essa ampliação, a unidade de saúde passa a atender 1.200 gestantes, mensalmente, ou seja, cinco vezes mais que o quantitativo do antigo espaço, que atendia cerca de 200 usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário titular da SES-AM, Anoar Samad, afirmou a parceria e o compromisso do governador Wilson Lima com a saúde pública. “Esta é mais uma entrega do governador do Amazonas, um ambulatório totalmente ampliado e com uma equipe multidisciplinar para melhor atender todas as mães do Estado em espaço adequado para casos de gravidez de alto risco”, destacou o secretário.

A unidade é especializada no atendimento de grávidas de alto risco, oferecendo um pré-natal diferenciado para as pacientes encaminhadas. Antes da ampliação, o setor contava com o atendimento de dois obstetras e um enfermeiro, agora, o local contará com quatro obstetras, três enfermeiros, um especialista em ultrassonografia e um clínico geral, com 50 consultas, semanalmente, em cada especialidade, aumentando assim o número de atendimentos às grávidas.

PUBLICIDADE
O secretário titular da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Anoar Samad, ao centro, e o diretor-geral da Policlínica Codajás, Ráiner Figueiredo, à direita (Douglas Santos/SES-AM)

Além da ampliação, o setor também recebeu reparos em geral, com pinturas novas, piso novo, condicionadores de ar, portas e janelas, louças para banheiro, luminárias, além de novos equipamentos, computadores e a instalação do novo sistema de prontuários eletrônicos que facilitará o atendimento ao público e dará agilidade nas consultas.

De acordo com o diretor-geral da Policlínica Codajás, Ráiner Figueiredo, o trabalho de revitalização do novo espaço durou alguns meses e contou com uma equipe de profissionais preparados. “Pensamos em cada canto deste espaço, salas, pisos, paredes, texturas das cores, visando proporcionar um lugar acolhedor às nossas grávidas. Meu agradecimento a todos que colaboraram. Agora, acredito que, além de saúde pública, teremos um espaço cheio de amor para nossas pacientes do SUS”, ressaltou.

Pré-Natal de Alto Risco

O serviço que, até junho de 2017, funcionava na Maternidade Balbina Mestrinho, foi transferido para a Policlínica Codajás em julho do mesmo ano, pela necessidade de um espaço exclusivo e a implementação do serviço via regulação e ambulatorial para as gestantes de alto risco do Estado.

Novas usuárias do SUS

Para o atendimento na unidade, a gestante precisa ter as primeiras consultas em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), para que posteriormente seja encaminhada via Sistema de Regulação (Sisreg), indicando qual fator de risco a enquadra em “Alto Risco”, iniciando assim o acompanhamento clínico com identidade e cartão do SUS junto dos exames.

A primeira avaliação no Setor de Alto Risco é feita pela equipe de enfermagem, que faz um relatório sobre o estado de saúde e, posteriormente, encaminha a paciente para o médico ginecologista e obstetra, o qual faz o acompanhamento de acordo com a situação da gestante.

Leia mais: Policlínica Codajás realiza acompanhamento em saúde para população trans privada de liberdade
(*) Com informações da assessoria
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.