Em Manaus, programa de formação cultural e empreendedora capacita artistas e produtores

O objetivo é a formação artística e cultural para artistas e membros do setor cultural da capital amazonense (Divulgação)
Da Revista Cenarium*

MANAUS – Artistas e produtores culturais poderão participar do Programa Manaus Pró-Cultura, que será lançado nesta quinta-feira, 11, a partir das 9h, no Palácio Rio Branco, localizado na Avenida 7 de Setembro, s/n°, Praça Dom Pedro 2, Centro Histórico.

O programa, que tem a finalidade de dar formação artística e cultural para artistas e membros do setor cultural da capital amazonense, é idealizado pela Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

O projeto deve ser realizado entre os meses de agosto a novembro por meio da oferta de 15 oficinas em diferentes segmentos como Artes Visuais, Audiovisual, Cultura Étnica, Cultura Popular, Dança, Literatura, Música, Teatro e Circo. No total, serão ofertadas 350 vagas, ao longo dos meses, e mais de 124 horas de formação.

PUBLICIDADE

Capacitação

A Prefeitura de Manaus tem investido na capacitação de profissionais que atuam nas áreas de cultura e turismo. Na tarde de terça-feira, 9, iniciou a capacitação de monitores da Manauscult sobre informações do patrimônio cultural da cidade, bem como os atrativos, serviços e equipamentos turísticos situados naquela área. A iniciativa foi realizada no Casarão da Inovação Cassina, na rua Bernardo Ramos, Centro, com o objetivo de oferecer atendimento qualificado aos turistas, preparando servidores e estagiários para atuarem no “#SouManaus Passo a Paço 2022”.

O curso, elaborado pela Escola de Serviço Público e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), se estenderá até o próximo dia 17, tendo 21 horas de duração.

Capacitação de profissionais que atuam nas áreas de cultura e turismo (Divulgação)

Cronograma

O curso abordará temas como conceitos de patrimônio cultural; valores e bens associados à formação cultural; noções de interpretação e educação patrimonial; políticas públicas implementadas no Centro Histórico de Manaus; imóveis protegidos pela legislação do patrimônio-histórico nas esferas municipais, estaduais e federais, na cidade de Manaus; patrimônio edificado de relevância histórica do Centro de Manaus (edificações e logradouros).

Também está prevista a apresentação dos grupos sobre a atividade proposta dos atrativos culturais; visita técnica-guiada aos atrativos culturais do entorno do Paço da Liberdade: Casarão da Inovação Cassina; Centro de Arqueologia de Manaus; Centro Cultural Oscar Ramos; Mercado Municipal Adolpho Lisboa; Paço Municipal (Museu da Cidade); Praça Dom Pedro 2; rua Bernardo Ramos; Avenida 7 de Setembro.

A instrutora é a pesquisadora e coordenadora do Observatório de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Observatur/UEA), representante do Observatur/UEA na Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT), Márcia Raquel Cavalcante Guimarães, graduada em Turismo pelo Centro Universitário Nilton Lins, com MBA em Marketing pela Fundação Getulio Vargas (FGV), além de ter vasta experiência e atuação na área de turismo.

SERVIÇO

O quê? Lançamento do Programa Pró-Cultura de formação de artistas e produtores.
Quando? Quinta-feira, 11 de agosto
Horário – 9h
Local – Palácio Rio Branco, Avenida 7 de Setembro, s/n°, em frente à Praça Dom Pedro 2, Centro Histórico de Manaus.

*Com informações da assessoria

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.