Em Manaus, volume de chuva para o mês de fevereiro ultrapassa o esperado, afirma Inmet

De acordo com o Inmet, somente nas últimas 24 horas, caíram 39 milímetros de chuva na capital amazonense (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)
Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS – Em Manaus, o volume de chuva já ultrapassa em 5% o esperado para o mês de fevereiro. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o instituto, para este período de 2023, a média esperada era de 297 milímetros de chuva, mas até a manhã desta segunda-feira, 20, foram 303 milímetros contabilizados pelo Inmet.

O cenário chuvoso também ultrapassou o esperado para a mesma época do ano, em 2022, quando foram registrados 315 milímetros, acima dos 289 milímetros previstos para o segundo mês do ano. De acordo com o Inmet, somente nas últimas 24 horas, caíram 39 milímetros de chuva na capital amazonense e a previsão é de mais chuva para esta terça-feira, 21, de Carnaval.

A previsão é de mais chuva para esta terça-feira, 21, de Carnaval (Ricardo Oliveira/Revita Cenarium)

Até o momento, sete ocorrências por conta das sucessivas chuvas foram registradas pela Defesa Civil. Além disso, um deslizamento de terra, que atingiu seis residências no bairro Cidade de Deus, na Zona Norte de Manaus. Não houve mortes.

PUBLICIDADE

Nesse domingo, 19, o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), localizado no Centro da cidade, também foi inundado pelas águas da chuva. Apesar da inundação em dependências como cozinha e cantina, as salas de aula e o laboratório não foram afetados, segundo o Ifam.

No último dia 16, várias lojas no Centro de Manaus ficaram alagadas. A água da chuva também prejudicou o expediente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT-11), na Zona Sul da capital. O acúmulo de água ocasionou a queda do forro nos gabinetes do 6° e 7° andar do prédio.

Carnaval chuvoso

O Inmet aponta clima de chuva para quase todo o País. O Carnaval para os foliões, principalmente, nas regiões Sudeste (com destaque para a São Paulo), vão enfrentar tempestades mais intensas. São Paulo, inclusive, está em alerta laranja do Inmet por conta dos riscos ocasionados pelas chuvas.

A chuva cai, ainda, em locais como a região serrana e metropolitana do Rio de Janeiro, sul e sudeste de Minas Gerais, Região Sul do País, Brasília e Salvador. Em entrevista para Agência Brasil, a meteorologista do Inmet, Dayse Suellen Moraes, explica o motivo das chuvas e frio durante a temporada de Carnaval no Brasil:

“Tem um sistema que se formou entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai que está favorecendo as chuvas. Por lá, há também um cavalo atmosférico que se formou pela Argentina e também no oceano [Atlântico] e isso favoreceu algumas precipitações mais intensas no Sudeste e Centro-Oeste. A umidade e o calor provocam essas instabilidades um pouco mais fortes, pois é a estação do verão (…) na Região Norte e também parte do Nordeste, há a zona de convergência intertropical, que é um sistema que atua nesse período marcado pela intensidade e instabilidades das chuvas nestas localidades“, explica a meteorologista.

(*) Com informações da assessoria
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.