Emergência: gado morre de sede por seca severa em Tocantins

Gado morto em Talismã, no interior do Tocantins. (Reprodução/Defesa Civil de Talismã)
Marcela Leiros – Revista Cenarium Amazônia

MANAUS (AM) – Pelo menos cinco municípios na regiões Sul e Sudeste do Tocantins entraram em emergência devido à intensa estiagem que afeta as lavouras e rebanho bovino das localidades. Uma das cidades foi Talismã (a 351 quilômetros da capital, Palmas), onde imagens de bois mortos pela sede e fome viralizaram nesta semana. Os municípios de Araguaçu, Sucupira, Jaú do Tocantins e Santa Rosa do Tocantins também enfrentam a seca severa.

Em Talismã, o principal rio da região, o Canabrava, não tem mais água corrente, segundo o chefe da Defesa Civil do município, João Carlos Lopes. “O Rio Canabrava, a gente tem ele assim, totalmente seco. Nessa época de dezembro, olhe a situação do rio, algo nunca visto na história. O maior rio que passa dentro do nosso município, aqui era um ponte, cinco metros de altura e não tem nada“, alegou.

Outras imagens compartilhadas pela Defesa Civil de Talismã causaram espanto. Nelas, parte de um rebanho bovino aparece morto, e em decomposição, devido à falta de água.

PUBLICIDADE
Leia também: Serviço Geológico do Brasil confirma fim da seca nos rios Solimões e Negro

Veja as fotos:

No Decreto Nº 071/2023, o prefeito de Talismã, Diogo Borges de Araújo Costa, afirma que a seca já causou prejuízos a 95% das áreas plantadas e 45% das áreas de pastagens. Aproximadamente 750 pessoas foram afetadas pela estiagem, sendo elas proprietários, arrendatários, operadores, diaristas, vaqueiros e caseiros.

Trecho do decreto publicado pela Prefeitura de Talismã. (Foto: Reprodução)
Leia também: Os impactos da estiagem na vida ribeirinha
Seca no Maranhão

Além do Tocantins, o Maranhão, Estado vizinho, também enfrenta seca severa. Na Baixada Maranhense, região que compreende mais de 20 municípios, a seca é considerada a maior dos últimos 10 anos. Lagos e lagoas secaram, e milhares de peixes morreram.

Apenas na cidade de Matinha, a 222 quilômetros de São Luís, a estimativa dos pescadores é que pelo menos 5 toneladas de peixes tenham morrido devido a seca, segundo o site G1. Um vídeo mostra milhares de peixes mortos em um lago entre as cidades de Matinha e Viana. A morte ocorreu pela redução do volume de água na região, o que ocasiona a baixa oxigenação.

Veja o vídeo:

Morte de peixes em uma lago entre as cidades de Matinha e Viana. (Reprodução/Difusora ON)

Editado por Yana Lima

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.