Encontro debate o papel da indústria farmacêutica na garantia de vacinas seguras

O evento é promovido pelos jornais O GLOBO e Valor Econômico e pela revista Época (Reprodução/Internet)

Com informações do O Globo

RIO DE JANEIRO – A pesquisa de imunizantes e a importância da indústria farmacêutica neste momento de pandemia será o tema central da terceira e última rodada de debates do Fórum de Saúde Brasil, nesta segunda-feira.

O evento é promovido pelos jornais O GLOBO e Valor Econômico e pela revista Época.

PUBLICIDADE

O primerio encontro do dia,  “O papel da indústria farmacêutica na garantia de vacinas seguras contra a Covid-19″, será às 9h30m e   terá como debatedores Isabella Ballalai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm); José Carlos Felner, presidente da GSK Brasil; e Mauricio Zuma, diretor de Bio-Manguinhos/Fiocruz.

“Há um preconceito muito grande em relação à indústria farmacêutica, mas, hoje, ela é fundamental para a pesquisa científica. Sem a indústria, não haveria vacinas, já que o investimento para a produção é muito alto”, observa Isabella.

A vice-presidente da SBIm destaca ainda que o Brasil tem dois polos públcios de excelência públicos na produção de vacinas — Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Instituto Butantan —, mas que é preciso apoio para que possam produzir um imunizante nacional.

“Isso nos daria a segurança que precisamos, para não vivermos os altos e baixos do mercado internacional. No momento em que a demanda cresce, é natural que as empresas privadas queiram atender a quem paga mais. Aí, ficamos nessa situação”, destacou.

À tarde, o encontro tratará de “A falta de insumos e a dependência externa para a produção de vacinas”.

Nas duas primeiras semanas de fórum, autoridades e especialistas discutiram outras questões relevantes do sistema de saúde no País. No dia 10, os encontros abordaram a administração de recursos do SUS e as mudanças na gestão dos hospitais com a Covid-19. Já no dia 17, os debates giraram em torno dos planos de saúde.

Os debates do Fórum de Saúde Brasil têm transmissão por YouTube, Facebook, Linkedin e site dos jornais O GLOBO e Valor Econômico; e por Youtube e Facebook da revista Época.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.