Encontro promove oficina para discutir conteúdos dedicados à área ambiental

Objeto representando a logo do TikTok em uma mesa de trabalho (Divulgação/Assessoria)
Da Revista Cenarium Amazônia*

MANAUS (AM) – Comunicar a Amazônia é uma tarefa essencial para aqueles que nela vivem. E foi pensando em fomentar diferentes perspectivas de comunicadores locais que o Idesam organizou a oficina de comunicação “Amazônia no TikTok”, promovendo um encontro entre comunicadores populares, jornalistas, influenciadores locais e demais profissionais dedicados à área ambiental, junto ao time de operação do TikTok Brasil.

A oficina, ministrada pelo time operacional da plataforma, trouxe esclarecimentos sobre boas práticas, funcionamento e ferramentas úteis para amplificar a voz e o conteúdo produzido. O evento aconteceu na sede do Greenpeace Brasil, em Manaus (AM), e contou com a presença do time de comunicação do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), WCS Brasil, Greenpeace Brasil, Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Articulação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (Apiam), Rede de Mulheres Indígenas do Estado do Amazonas (Makira E’ta), além da participação das influenciadoras e tiktokers Cunhã Poranga e Amanda Monteiro.

A influenciadora convidada Maira Gomez, conhecida na plataforma como Cunhã Poranga, contou um pouco sobre a sua trajetória no TikTok. Ela, que já acumula quase 7 milhões de seguidores no aplicativo, ressaltou que quando começou a produzir conteúdo, percebia que não tinha outros indígenas ocupando esse espaço.

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Oficina de comunicação ‘Amazônia no TikTok’, promovida pelo Idesam (Divulgação/Assessoria)

“No início, não tinham muitos parentes mostrando sua cultura e seu modo de vida no TikTok. Depois que eu viralizei, percebi que isso motivou outros indígenas a postarem e mostrarem a realidade de seus territórios. Alguns entraram em contato comigo me agradecendo e me incentivando. Eles me diziam que eu estava abrindo as portas para eles na plataforma, e que por meio de mim eles sentiam que também podiam ter espaço para mostrar suas vivências e experiências”, frisou.

Para ela, iniciativas como estas da oficina, são muito importantes pois incluem as pessoas que querem comunicar a floresta. “Foi por meio dessa plataforma que pude me conectar com outras populações e trazer mais visibilidade para a Amazônia. Entender melhor o funcionamento da plataforma nos ajuda a continuar produzindo conteúdo e a levar cada vez mais a nossa cultura e a nossa luta em defesa da floresta em pé. Se a floresta tá bem, nós também estamos”, completou.

Parcerias de impacto

A colaboração institucional entre Idesam e TikTok teve seu início em 2021, com o plantio de 20 mil árvores e mais 80 mil mudas, no segundo ano da parceria. A campanha #ReflorestaAmazônia com Gaby Amarantos alcançou mais de 130 milhões de visualizações no aplicativo e teve como objetivo plantar uma árvore a cada vídeo publicado com o uso da hashtag e as músicas do disco Embraza, lançado pela cantora.

Após isso, o Idesam realizou uma live, em conjunto com o Catraca Livre, para a campanha #UmasoTerra, idealizada pelo Programa para o Meio Ambiente da ONU. A hashtag utilizada alcançou mais de 50 milhões de visualizações. Atualmente, a missão do Idesam, em parceria com o TikTok, é atingir, até 2024, a meta de impacto de 100 mil árvores plantadas na região de Apuí, localizada no sul do Amazonas.

Participante da oficina promovida pelo Idesam (Divulgação/Assessoria)

Handemba Mutana, líder do TikTok for Good Brasil, mencionou que a escolha do Idesam enquanto parceiro estratégico se deu pela capacidade técnica do instituto e pela organização, transparência e retorno de informações, alinhadas ao propósito da plataforma. “Iniciamos essa parceria em 2021, após realizarmos a campanha #ReflorestaComGil. A ideia deu tão certo, que lançamos juntos a #ReflorestaAmazonia, com Gaby Amarantos, e a comunidade organicamente se juntou à causa”, explicou, mencionando que as estratégias do TikTok visam fortalecer não apenas o ecossistema do aplicativo, como também gerar impacto ambiental. “O reflorestamento tem sido uma das nossas principais estratégias”, finalizou.

A comunicação do Idesam tem o papel de contribuir para disseminar informações e conhecimento sobre a Amazônia, novos modelos de desenvolvimento e emergência climática, sempre em conexão com seu propósito e ações. Além disso, sua principal missão é a promoção dos atores fundamentais nesse processo: as populações que se organizam na defesa da floresta.

Ao final da oficina, Larissa Mahall, especialista de comunicação do Idesam, mostrou o prêmio TikTok Awards que o Idesam recebeu em reconhecimento ao seu engajamento nas questões socioambientais. A cerimônia premiou criadores de conteúdo, de modo geral, que mais inspiraram a comunidade e se destacaram ao longo do ano de 2022.

“Nós recebemos essa homenagem e ficamos muito felizes com o reconhecimento. Começamos de maneira pequena e pudemos contribuir para que as organizações que trabalham na defesa da Amazônia também pudessem ter visibilidade. Todos que estamos aqui merecemos estar nesse lugar, e já que tivemos essa oportunidade é a nossa hora de ocupar. Sabemos que cada um tem seu trabalho de impacto e visibilidade e quero deixar aqui essa luz da criatividade para que a gente consiga sair dessa oficina mais motivado a produzir esses conteúdos em prol da Amazônia”, falou, lembrando que o mês da Amazônia, celebrado em setembro, é uma data importante para falar sobre a floresta no aplicativo.

Para encontrar o perfil do Idesam na plataforma, basta acessar @idesamoficial.

Leia também: Projetos sustentáveis no Amazonas são apresentados pelo Idesam à Suframa
(*) Com informações da assessoria
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