Entenda a polêmica envolvendo pacote de dinheiro na Prefeitura de Manaus

Em vídeo nas dependências da Prefeitura de Manaus, homem aparece com maços de dinheiro (Composição de Paulo Dutra/Revista Cenarium)
Jefferson Ramos – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – Um vídeo publicado pelo site Metrópoles nesta quinta-feira, 14, mostra um homem abrindo um envelope com dinheiro em espécie em um banheiro apontado como sendo dentro da Prefeitura de Manaus, localizada no bairro Compensa, Zona Oeste da capital amazonense.

No vídeo, o homem se mostra entrando em um elevador, no qual é acionado o comando para subir e ele fica no primeiro andar. No elevador, este mesmo homem aparece segurando algo pelo reflexo da parede do elevador.

O homem caminha por um corredor e entra por uma porta onde há identificação da Prefeitura de Manaus e a palavra “Comunicação”.

PUBLICIDADE

Este homem passa por uma recepção onde há cadeiras vazias, é atendido por uma mulher e identifica-se como motorista do Elson Santos. Ela pergunta dele “qual o portal”, e ele responde: “Abutre”.

A mulher repassa “algo” para o homem (não aparece no vídeo qual é o objeto). Nesse momento, o homem se aproxima para pegar o objeto e vira a câmera para o lado contrário.

Depois, ele entra em um banheiro, que aparenta estar dentro do prédio da Prefeitura de Manaus. No local, ele abre uma sacola e retira dela um pacote com maços de dinheiro em espécie. O vídeo chega ao fim.

Punição

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), informou que vai apurar o caso, durante uma abordagem feita pela reportagem do portal Radar Amazônico em Manaus. A repórter questiona Almeida sobre o episódio que tomou proporção nacional.

“O que o senhor (prefeito) tem a falar sobre essa situação que foi divulgada do vídeo?”, em que o prefeito responde: “Vamos apurar e assim que for apurado, tomar providências para punir os responsáveis”, disse David Almeida.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) informou que tomou conhecimento, pela imprensa, do teor do vídeo. A secretaria questiona a procedência do conteúdo divulgado pelo portal Metrópoles e garante que iniciou uma apuração para esclarecer em que circunstâncias as imagens foram geradas.

‘Chantagem’

A reportagem da REVISTA CENARIUM apurou que o vídeo publicado pelo Metrópoles foi alvo de denúncias de uma possível chantagem por conta da gravação das cenas dentro da Semcom há, aproximadamente, quatro meses.

Com a divulgação do vídeo nesta quarta-feira, 14, a Polícia Civil do Amazonas informou, por meio de nota à imprensa, que o caso será investigado pela Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (Deccor).

‘Fake’

Em um posicionamento divulgado pelo site Abutre, o responsável classifica a gravação do vídeo como fake news e armação. A nota diz que é intrigante que o receptador conte o dinheiro e se filme dentro do banheiro da instituição, o que, segundo o site, reforçaria “que tudo não passa de uma armação”.

“O portal O Abutre também informa que vai colaborar com as autoridades competentes para que os responsáveis pela Fake News criminosa sejam presos e que tudo seja devidamente esclarecido”, afirma um trecho da nota.

Vereadores

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos), classificou o episódio como extremamente “preocupante”. Para ele, não é aceitável que, no âmbito da administração pública, sejam entregues valores em espécie.

“Vereadores da 18ª Legislatura me informaram que irão proceder com ações legais e regimentais. Esse escândalo obriga que os envolvidos prestem esclarecimentos para Manaus e o Brasil”, declara o parlamentar.

Já o vereador Rodrigo Guedes (Republicanos), que é oposicionista a David Almeida na CMM, afirmou que vai tomar providências mais rígidas sobre o caso e prometeu pedir a prisão do secretário da Semcom.

Guedes afirmou ainda que vai pedir a convocação do secretário na Câmara Municipal de Manaus para explicar a entrega de dinheiro em espécie dentro da Semcom. “Manaus está sendo envergonhada com escândalos nacionais”, disse.

Veja vídeo:
Vídeo foi veiculado pelo site Metrópoles (Reprodução)
Revisada por Gustavo Gilona
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.