Equipes da Suframa e Governo do AM vão debater sobre Zona Franca de Manaus

Governador do AM, Wilson Lima e o novo superintendente da Suframa, Bosco Saraiva (Thiago Alencar/Revista Cenairum)
Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium

MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), disse nesta terça-feira, 25, que já conversou com o novo superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva, e que na semana que vem as equipes dos dois órgãos devem se encontrar para discutir sobre atividades relacionadas à indústria. Após mais de 100 dias sem chefia oficial, a Suframa teve a nomeação do novo titular nesta terça-feira, com a publicação da Portaria Nº 2.333 no Diário Oficial da União (DOU). A nomeação foi assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Bosco Saraiva é ex-deputado federal pelo Amazonas e aceitou o convite do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, para assumir a Suframa. Ele foi indicado pela bancada de parlamentares do Estado do Amazonas, no Congresso Nacional.

“Ainda pouco, eu conversei com o Bosco Saraiva. A gente alinhou para semana que vem uma conversa com a equipe que ele está montando e com a equipe do Governo do Estado, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Fazenda e todas as secretarias que tem relações com essas atividades para Zona Franca de Manaus, as atividades relacionadas a indústria”, afirmou o governador.

PUBLICIDADE
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

Em entrevista à REVISTA CENARIUM, Bosco ressaltou a colaboração interestadual entre os parlamentares da Amazônia na defesa do modelo econômico. Além disso, o novo superintendente falou sobre a modernização da Suframa.

Vamos fortalecer a relação entre os Estados, com todos os incentivos e tudo o que podemos fazer com a força das nossas bancadas em Brasília, sob a orientação do nosso vice-presidente Geraldo Alckmin e pela determinação do presidente Lula (PT)“, evidenciou Saraiva.

Além do fortalecimento interestadual, Bosco ressaltou que a Suframa vai trabalhar na interiorização de seus trabalhos, buscando atingir empresas e pequenos produtores do interior do Estado, levando técnicos da Suframa aos municípios.

Leia a íntegra da entrevista: ‘Vamos fortalecer a relação entre os Estados’, promete Bosco Saraiva ao assumir Suframa

Perfil

Natural de Manaus (AM), Bosco Saraiva acumula mais de 40 anos de experiências nos setores industrial, urbano e político-econômico do Estado do Amazonas. Durante quase toda a década de 1980, atuou em cargos técnicos e de chefia em empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), como Semp Toshiba, Sharp do Brasil e Gradiente Industrial. Já a partir da década de 1990, dedicou-se a uma ampla trajetória em cargos públicos e eletivos, ocupando postos de representatividade durante suas passagens tanto por órgãos governamentais, como o Instituto de Previdência do Amazonas (Ipasea), o Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Manaus (Implurb).

Além da Secretaria de Infraestrutura do Amazonas (Seinfra) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública, quanto em mandatos na Câmara Municipal de Manaus (CMM), Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e Câmara dos Deputados – nesta, inclusive, chegou a ser presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (Cdeics), onde dedicou-se, exclusivamente, à defesa dos interesses e das vantagens comparativas do modelo Zona Franca de Manaus. Saraiva também foi vice-governador do Amazonas, em 2017.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.