Esquerda pretende eleger ao menos 5 vereadores na Câmara Municipal de Manaus

A sinalização foi feita pelo presidente de honra do PCdoB, Eron Bezerra (Reprodução/Redes sociais)
Jessika Caldas – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – A Federação Brasil da Esperança, composta por PT, PCdoB e PV pretende eleger cinco vereadores nas eleições de 2024. É o que planeja o ex-deputado estadual Eron Bezerra (PCdoB), durante entrevista a uma rádio local na manhã desta quarta-feira, 27.

“Vamos lançar 9 candidatos a vereadores, entre 9 e 10 candidatos, o restante é lançado pelo PT e pelo PV. A meta da federação é eleger de 4 a 5 vereadores, e é perfeitamente possível especialmente se você tem nomes né?, com histórico eleitoral, como o Zé Ricardo (PT), que deve ser candidato a vereador, a própria Anne Moura (PT) que foi candidata a vice governadora, a Michelle do (PCdoB), que teve 3 mil votos para deputada estadual”, explicou Eron.

Segundo Bezerra, a federação irá lançar ao todo 42 candidatos, com uma meta de alcançar 120 mil votos. “Se a gente pegar esses 42 nomes que serão a chapa você tem possibilidade tranquila de ter mais de 120 mil votos”, destacou.

PUBLICIDADE

Na atual legislatura, eleita em 2020 na Câmara Municipal de Manaus (CMM), a esquerda elegeu três vereadores na CMM, entre eles Sassá da Construção Civil (PT), Jaildo dos Rodoviários (PV), ex-PCdoB que migrou para (PV) e o vereador Fransuá Mattos, ex-(PV) que atualmente está no PSD do senador Omar Aziz.

Ambos aproveitaram o período de 30 dias da janela partidária e se desfiliou da sigla. A janela partidária serve para que os políticos possam trocar de partido sem perder o mandato. Neste ano iniciou no dia 7 de março e irá encerrar no dia 5 de abril.

Na 15ª Legislatura, que compreende o período de 2009-2012, partido conseguiu eleger através da coligação partidária cerca de 7 candidatos entre eles Elias Emanuel (PSB); Irailton Sena (PTdoB); José Ricardo ( PT); Ademar Bandeira (PT); Gilmar Nascimento (PSB); Joaquim Lucena (PSB); Marcelo Ramos (PCdoB).

Na época, Marcelo Ramos assumiu a vaga de Praciano que foi eleito para vaga na Câmara dos deputados.

Apesar de não integrar a Federação Brasil da Esperança, o PSB, que elegeu o primeiro prefeito de esquerda de Manaus e atual titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedect), Serafim Corrêa, a sigla participa do governo Lula tendo como vice-presidente Geraldo Alckmin.

Leia mais: CMM pretende gastar quase R$ 3 milhões com novos computadores

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.