Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
24 de novembro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Com informações da assessoria

MANAUS – As escolas da rede pública do Amazonas tiveram representantes na XVII Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), realizada pelo Instituto Butantan, em 30 de abril, remotamente. A segunda fase será dia 21 de maio, com aqueles que alcançarem notas acima das de corte. Na zona norte de Manaus, 213 alunos, de 11 escolas da Coordenadoria Distrital de Educação (CDE) 6, participaram da OBB.

A prova é voltada a estudantes regularmente matriculados e cursando o Ensino Médio até dezembro de 2021, em qualquer escola pública ou privada, regularmente cadastrada pelo MEC; sendo que, caso seja classificado, será admitido para XXXII Olimpíada Internacional de Biologia (IBO) e XV Ibero-Americana de Biologia (OIAB). 

A prova é composta por 30 questões de múltipla-escolha e pode abordar todo o conteúdo programático do site da OBB, com duração máxima de 2h, dentro do período estipulado pelo exame.  

A professora de Biologia Déborah Patrícia, da Escola Estadual (EE) Desembargador André Vidal de Araújo, conta que começou a se organizar e preparar os alunos assim que soube da olimpíada. Como a participação não é obrigatória, ela foi em busca daqueles que já demonstraram interesse na disciplina, incluindo uma aluna surda e um aluno autista, que também se inscreveram para participar. 

Para ela, é crucial a participação dos estudantes em exames como a OBB. “Nossos alunos da rede pública de ensino precisam desse incentivo, do contato com o além do que os olhos possam ver. Experimentar, ousar, testar suas habilidades. Ver mensagens deles dizendo ‘Professora, eu nunca participei de nada assim na escola, mas se a senhora acredita em mim eu vou dar o meu melhor’ não tem preço que pague!”, afirma a docente. 

Premiação 

Aqueles que tiverem os melhores resultados serão premiados com certificados de ouro, prata, bronze e medalhas de honra ao mérito, conforme a classificação obtida. Além disso, o Instituto Butantan, responsável pela OBB, vai premiar a estudante melhor classificada na fase 2B da XVII OBB, com o certificado de Menina da Biologia 2021, e com o certificado de Escola Pública XVII OBB, o aluno ou aluna melhor classificado na fase 2 B da XVII OBB, matriculado em escola da rede pública.